Acontece

"O curso técnico é uma forma de entrar no mundo do trabalho"

Novos retratos da EPT

Apaixonado por animais, Marcos Ramon da Cruz deixou a fazenda onde morava para mergulhar na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e estudar agropecuária  

Marcos Ramon da Cruz

Mora em Aquidauana (MS)

Aluno do CEPA Geraldo Afonso Garcia Ferreira

Curso técnico em Agropecuária

Minha família mora na fazenda e hoje eu moro sozinho na cidade. Vim para cá para poder estudar. Meus pais sempre me apoiaram muito na decisão de fazer o curso técnico. Sempre gostei da área de agropecuária e sempre tive vontade de construir uma carreira e, por isso, decidi vir para Aquidauana para fazer o curso técnico.

Eu gosto de todos os animais, mas especialmente de equinos. Adoro cavalos e quero seguir nessa área. Até vir para a escola eu não tinha cavalos. Meu pai mexe com avicultura, então eu tinha pouco contato com outros animais e não tinha oportunidade de conhecer melhor sobre eles até agora. Por isso vim para a escola, para poder aprender mais sobre isso. 

‘A gente aprende bastante coisa aqui. Quem quer aprender, aqui tem muita oportunidade.’

Fazer o curso técnico é a melhor forma de entrar no mercado de trabalho, pois em vez de ter só o diploma de ensino médio, a pessoa já sai como técnico em agropecuária e pode ter oportunidades melhores de emprego nessa área.

‘A escola fica junto de uma universidade e isso coloca a oportunidade de continuar estudando do nosso lado.’

E quem tiver interesse, pode entrar no ensino superior depois do técnico. Quem quer estudar mais consegue. Depois que concluir o curso técnico, pretendo estudar zootecnia e focar no estudo de cavalos.  

‘Não adianta de nada ter a teoria e, quando chegar na hora de trabalhar, não saber como fazer as coisas na prática.’

Aprender o trabalho na prática é fundamental para saber como lidar com as situações reais. No técnico a gente aprende de verdade, tem contato com a prática e, ao final do curso, temos a oportunidade de fazer um estágio. 

(Depoimento dado à equipe do Itaú Educação e Trabalho, em agosto de 2022)

O Itaú Educação e Trabalho estabelece parcerias com as secretarias estaduais de Educação, oferecendo apoio técnico para viabilizar e aprimorar a oferta da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e a inserção digna no mundo do trabalho. O Centro de Educação Profissional de Aquidauana Geraldo Afonso Garcia Ferreira é uma das escolas que oferecem EPT em Mato Grosso do Sul.

Conheça outras histórias da série Novos Retratos da EPT:

´No curso técnico, a gente aprende a ser mais eficiente’

“A formação técnica em química vai me ajudar a me destacar”

“A agroecologia cuida do equilíbrio e desenvolvimento dos alimentos com foco na economia”

“Tudo o que vivencio no meu trabalho hoje, aprendi no ensino técnico” 

“Eu vivi da agricultura na minha infância e fiquei curioso em saber como realmente funciona”