Acontece

“Eu vivi da agricultura na minha infância e fiquei curioso em saber como realmente funciona”

Educação Profissional e Tecnológica
Ensino Técnico
EPT
Ensino Técnico e Profissional
Mundo do trabalho
Educação Profissional Tecnológica Emancipatória

Valdenilson Nunes transformou o trabalho, que cresceu observando com seus pais, em profissão com a Educação Profissional e Tecnológica (EPT)

Valdenilson Nunes dos Santos
21 anos
Mora em Guadalupe (PI)
Aluno da CEEPRU Frei José Apicella, em Guadalupe (PI)
Formado em 2019
Profissional e batalhador


Eu escolhi o curso técnico em Agropecuária por dois motivos. Primeiro, eu já estava no nono ano e o curso é integrado ao ensino médio. Os representantes da escola técnica de Guadalupe foram lá na cidade em que eu morava, Jeremunha, apresentaram a escola e surgiu essa oportunidade.

“O curso técnico em Agropecuária foi uma grande oportunidade para mim. Com o que eu aprendi, ajudei o trabalho da minha família.”

O segundo motivo foi a questão de vivenciar meus pais, vizinhos e parentes trabalhando tanto na parte da pecuária, quanto na parte da agricultura. Eu via muito o Globo Rural, todo domingo de manhã, e observava que o manejo que eles mostravam era diferente do manejo usado pelos nossos parentes, pelos nossos pais. E daí surgiu essa curiosidade. Minha família trabalha com agricultura familiar. Minha mãe é lavradora juntamente com o meu padrasto. Eles mexem com animais e com agricultura, plantio de arroz, feijão, milho...

Meu aprendizado na escola me trouxe muita facilidade para identificar os estágios fenológicos, tanto da soja como do milho. Também o monitoramento de pragas e manutenção do sistema de irrigação, que foram alguns dos assuntos que eu mais me identifiquei e gostei. Meu trabalho de conclusão do curso técnico foi sobre avicultura. Fiz uma pesquisa exploratória comparando as aves criadas em granja com a galinha caipira criada no interior. 

“O curso me deu oportunidade para ingressar no mercado de trabalho.”

Assim que eu terminei o curso técnico, em 2019, fiquei muito encantado com uma das unidades do Grupo Progresso, na cidade de Guadalupe, que trabalha com a produção de soja, de milho e de algodão. Quando soube o que era cultivado e com o que a empresa trabalhava, insisti em um estágio. Eu sabia que com a oportunidade, com o meu esforço e o meu conhecimento ingressaria no mercado de trabalho. 

No dia a dia eu faço tanto a parte do manejo integrado de pragas, como a parte de plantio ou colheita — dependendo também do período —e a manutenção do sistema de irrigação. 

Daqui para frente meu objetivo é aprofundar meu conhecimento tanto na teoria como na prática com a minha experiência na empresa.

“Ter feito o curso técnico me ajudou a ficar na minha cidade, porque essa região é muito rica em agricultura e pecuária.”

Por isso, é importante ter uma escola técnica em Guadalupe. Aqui e nos municípios ao redor tem muitos projetos de fruticultura, de agricultura, de pecuária. Então, nós alunos podemos atuar aqui em casa, perto das nossas famílias. Então, a minha mãe, particularmente, está muito realizada comigo.

 

(Depoimento à equipe do Itaú Educação e Trabalho em agosto de 2022)

O Itaú Educação e Trabalho estabelece parcerias com as secretarias estaduais de Educação, oferecendo apoio técnico para viabilizar e aprimorar a oferta da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e a inserção digna no mundo do trabalho. A CEEPRU Frei José Apicella, em Guadalupe (PI), é uma das escolas que oferecem EPT no Piauí.