Acontece

“A formação técnica em química vai me ajudar a me destacar”

Competências Técnicas
Educação Profissional e Tecnológica
Educação Profissional Tecnológica Emancipatória
Ensino Fundamental
Ensino Técnico
Ensino Técnico e Profissional
EPT
Itaú Educação e Trabalho
Mundo do trabalho
Juventudes

Bianca Santos teve contato com o laboratório de química e conhecimento prático por meio da Educação Profissional e Tecnológica

Bianca Silva Santos

Mora em Carmópolis  (SE)

Aluna do CEEP Governador Marcelo Deda Chagas

Curso técnico em Química

Eu decidi estudar química porque desde pequena quis aprender mais sobre este assunto. Quando era criança, ia para a casa do meu avô e sempre escolhia ler os livros de química. Eu já cresci em um ambiente que me incentivou a ir atrás disso.

“Quando me formar, quero trabalhar em farmácia”

Minha mãe é técnica em enfermagem e meu pai é técnico em saneamento ambiental. Eles sempre me incentivaram a pensar em ter uma formação técnica quando chegasse ao ensino médio. Fui treinada desde cedo para isso. 

Escolhi uma área técnica parecida com a da minha mãe, mas não sei até que ponto fui influenciada por ela. Ela queria fazer um curso superior em química, mas acabou não entrando na faculdade. Desde pequena ela me incentivava, mas dizia que química era uma área difícil. Aqui, no curso técnico, estou descobrindo que as coisas são diferentes. É mais simples e mais interessante do que eu imaginava. A química é linda.

“Estudar em tempo integral realmente é cansativo, mas também é muito gratificante. Consigo sentir bem os resultados.”

Apesar de a rotina ser puxada, eu já estava acostumada, pois desde criança meus pais sempre me incentivaram a estudar. Quando chegava da escola, eu almoçava e estudava a tarde toda, até a noite.

“Ter a presença dos meus pais me acompanhando foi muito importante.”

Em muitos momentos eu pensei em desistir, largar tudo e ir embora, mas eles sempre foram a minha força. Eles me ensinaram que eu podia ficar cansada naquele momento, mas futuramente eu veria os resultados. E estou realmente vendo isso.

No curso, a gente aprende como as pessoas devem se comportar no laboratório, como usar os instrumentos, a realizar experiências na prática. O que faz muita diferença porque, para mim, estudar só a teoria é um pouco chato. 

“A prática mostra como as coisas acontecem de fato. Além de colocar a gente em contato com a realidade profissional, ela prende mais a atenção.“

A área de química tem uma grande necessidade de novos profissionais, especialmente aqui no estado de Sergipe. O curso vai ajudar a sanar a demanda do mercado e também me ajudar a me familiarizar com a área que gosto tanto, conhecer melhor o laboratório, onde me vejo trabalhando futuramente. 

“A formação técnica em química vai me ajudar a me destacar.”

Além de sair da escola já com o ensino médio, também vou ter a formação técnica, o que vai mostrar no meu currículo que eu tenho uma certa experiência.

Minha recomendação aos alunos que vão entrar agora no ensino médio é que façam o curso de forma integral. Pode ser cansativo, pode ser uma rotina puxada, vai cobrar muito de você, mas no final de tudo vai ser gratificante e vai ajudar a adquirir uma experiência como profissional e se destacar dos demais.

(Depoimento dado à equipe do Itaú Educação e Trabalho, em agosto de 2022)

O Itaú Educação e Trabalho estabelece parcerias com as secretarias estaduais de Educação, oferecendo apoio técnico para viabilizar e aprimorar a oferta da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e a inserção digna no mundo do trabalho. O Centro Estadual de Educação Profissional Governador Marcelo Deda Chagas, em Carmópolis, é uma das escolas que oferecem EPT em Sergipe. 

Conheça outras histórias da série Novos Retratos da EPT: 

“A agroecologia cuida do equilíbrio e desenvolvimento dos alimentos com foco na economia” 

“Tudo o que vivencio no meu trabalho hoje, aprendi no ensino técnico” 

“Eu vivi da agricultura na minha infância e fiquei curioso em saber como realmente funciona”