Acontece

“A agroecologia cuida do equilíbrio e desenvolvimento dos alimentos com foco na economia”

EPT
Ensino Técnico
Itaú Educação e Trabalho
jovens
Juventudes
Mundo do trabalho
Educação Profissional e Tecnológica
Competências Técnicas
Aprendizagem Centrada no Aluno

A jovem indígena Yara Benites sempre sonhou em trabalhar com a produção agrícola e passou a aprender a técnica no curso de agroecologia 

Yara Araújo Martins Benites

Mora em Caarapó (MS)

Estudante da Escola Estadual Indígena Ivy Poty

Curso técnico em agroecologia

“Quando eu era criança, ajudava a minha mãe. A gente plantava um monte de coisa na horta. Foi uma formação muito importante para mim”

O curso técnico em agroecologia é muito importante. Desde criança sonho em trabalhar nessa área. Me apaixonei e, por isso, decidi estudar. Agora, estou aprendendo mais sobre  agricultura e economia.

As aulas são teóricas e práticas. Na hora da prática a gente sai da sala, tem grupo que vai regar, tem grupo que vai limpar. A gente vê se os bichinhos, as pragas, se estão matando alguma coisa, como estão os produtos, a alface, o tomate,  estuda e avalia como as plantas estão. Se a gente não ligar muito aqui na horta, os bichinhos e as pragas vêm para matar tudo mesmo. Tem que cuidar, ter higiene, lavar.

Na escola todos somos indígenas. Tem pessoas que vêm de fora conhecer mais sobre a cultura indígena, aí a gente faz a conexão através da nossa cultura, conversa, mostra nossa história. 

“Aqui na escola, a nossa cultura como tradição indígena também está em conexão com as pessoas”

Somos uma comunidade indígena. Mantemos as culturas indígenas e não deixamos de ter esse laço só porque escolhemos agroecologia. Aqui a gente trabalha junto, convive junto, somos muito unidos.

“A agroecologia se preocupa em atuar em equilíbrio para o desenvolvimento dos alimentos junto com o foco na economia”

Sinto muita diferença em estar cursando o ensino técnico, pois é como trabalhar direto na realidade, incluindo as ferramentas, o trator. Quero trabalhar com isso, conhecer mais sobre a técnica. Essa é a diferença do curso técnico.

Eu recomendaria o curso técnico para outros jovens. A minha experiência mostra que o curso permite conhecer e estudar mais sobre a agricultura.

(Depoimento dado à equipe do Itaú Educação e Trabalho, em agosto de 2022)

O Itaú Educação e Trabalho estabelece parcerias com as secretarias estaduais de Educação, oferecendo apoio técnico para viabilizar e aprimorar a oferta da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e a inserção digna no mundo do trabalho. A Escola Estadual Indígena Ivy Poty (MS), é uma das escolas que oferecem EPT no Mato Grosso do Sul.