Acontece

´No curso técnico, a gente aprende a ser mais eficiente’

Educação Profissional Tecnológica Emancipatória
Ensino Fundamental
Ensino Técnico
Ensino Técnico e Profissional
EPT
Itaú Educação e Trabalho
Juventudes
Competências Técnicas

Igor da Rocha cresceu em uma fazenda e passou a conhecer ainda mais sobre a agropecuária com a Educação Profissional e Tecnológica (EPT)  

Igor da Rocha

Mora em Aquidauana (MS)

Aluno do CEPA Geraldo Afonso Garcia Ferreira

Curso técnico em Agropecuária

Eu nasci e fui criado em fazenda. Ia para as cidades somente a passeio. Isso me ajudou muito, pois já vim para a escola pensando em fazer o curso técnico em Agropecuária. Quando descobri o curso, procurei me informar sobre o que ensinava, o que ia aprender, e foi algo com que me identifiquei. 

Eu já mexia muito com a pecuária, com trator, com a agricultura. E vi que poderia não só estudar aquilo que gostava, mas me formar no método correto. 

‘Quando entrei no curso técnico, foi uma experiência sensacional. Foi uma coisa que juntou tudo pelo que me interessava.’

No curso, me identifiquei mais ainda com a área. A gente vê que não é só aquilo que a gente acha lá fora que é o certo. Aqui a gente se aprofunda e vê formas técnicas de fazer o trabalho, tem mais conhecimento, convive com coisas que a gente nunca tinha visto. 

'Por mais que eu já convivesse com este tipo de trabalho há muito tempo, aprendi que tem muita coisa que a gente não fazia da melhor forma.'

‘A gente aprende a fazer as coisas de um jeito novo, mais eficiente.' 

Durante o curso, sempre que aprendia algo novo, voltava para a fazenda e já conseguia ajudar mais no trabalho, pois entendia melhor como funcionava tudo na prática. A formação ajudou bastante. 

A forma de conduzir um animal, por exemplo. Às vezes a gente fazia da forma errada, e agora aprendi a forma técnica de fazer isso. Aprendemos a tratar o gado com o maior carinho. Esse tratamento também ajuda a lidar com o gado na fazenda. E isso deu certo, o gado ficou mais calmo com a presença da gente perto dele. Foi sensacional.

Quando terminar o estudo, quero entrar na faculdade para ser zootecnista. Terminando esse curso, quero ingressar na medicina veterinária, para ter uma profundidade  no estudo. Conhecer mais sobre a estrutura do animal, ter mais conhecimento da teoria e atuar na área.

‘Acho incrível a oportunidade de ter uma faculdade do lado da escola, pois isso interliga o curso técnico com o de zootecnia, com o de agronomia, com a engenharia florestal.’ 

 

(Depoimento dado à equipe do Itaú Educação e Trabalho, em agosto de 2022)

O Itaú Educação e Trabalho estabelece parcerias com as secretarias estaduais de Educação, oferecendo apoio técnico para viabilizar e aprimorar a oferta da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e a inserção digna no mundo do trabalho. O Centro de Educação Profissional de Aquidauana Geraldo Afonso Garcia Ferreira é uma das escolas que oferecem EPT em Mato Grosso do Sul.

Conheça outras histórias da série Novos Retratos da EPT:

“A formação técnica em química vai me ajudar a me destacar”

“A agroecologia cuida do equilíbrio e desenvolvimento dos alimentos com foco na economia”

“Tudo o que vivencio no meu trabalho hoje, aprendi no ensino técnico”

“Eu vivi da agricultura na minha infância e fiquei curioso em saber como realmente funciona”