Acontece

“Tudo o que vivencio no meu trabalho hoje, aprendi no ensino técnico”

Competências Técnicas
Educação Profissional e Tecnológica
Ensino Fundamental
Ensino Técnico
Ensino Técnico e Profissional
EPT
Itaú Educação e Trabalho
Juventudes
Mundo do trabalho

Apaixonado por tecnologia, Nairon de Jesus buscou construir uma base de conhecimento e alcançou o sonho de entrar no mundo do trabalho

Nairon Ruan Souza de Jesus

Mora em Teresina (PI)

19 anos

Ex-aluno do Centro Estadual de Educação José Pacífico de Moura Neto

Formado em 2020

Desde meus 14 anos, ainda no ensino fundamental, eu sabia o que queria. Sempre fui apaixonado pela área de tecnologia e sabia que na escola técnica a gente aprende a base para entrar no ensino superior. Foi o que fiz ao fazer o curso técnico em informática.

Hoje, sou analista de hardware, cuido da parte de TI (Tecnologia da Informação), manutenção e suporte de computadores e estou entrando, também, na parte de desenvolvimento de sites e criação de programas.  

“Quando você sabe o que quer para o seu futuro, o curso técnico pode ajudar, pois é uma base. A partir dele, é possível seguir para o curso superior e ir além.”

O curso técnico em informática foi maravilhoso. Foi onde tive contato com os professores da área, que me incentivaram a continuar. Tive toda  minha base, já que a escola tem estrutura, tem laboratórios. Mas mais que só o curso, foi a amizade com os professores e ver que eles querem realmente ajudar o aluno. Isso foi maravilhoso. 

Ainda durante o curso, eu comecei a ingressar no mundo do trabalho. A escola tem um programa de aprendizagem que permite aos alunos encontrarem estágios. As empresas procuram a escola, que indica os alunos.

Menino pousando para foto

Descrição gerada automaticamente com confiança média

O programa de aprendizagem que eu participei no ensino técnico me ajudou a, desde muito cedo, ter responsabilidades. Aprendi a administrar meu tempo de escola e trabalho. Isso me tornou um profissional mais completo, formou a pessoa que sou hoje, me deu responsabilidade.  

O mercado de tecnologia está crescendo cada vez mais e dentro dele já existem diversas áreas que os alunos podem escolher. Eu sou analista de hardware, mas estou entrando para a área de programação, que está crescendo muito.  

“Todo dia, no meu celular, chega uma notificação de oportunidade. Hoje eu posso escolher onde quero estagiar.”

O contato com os professores mostrou que TI é uma área grande e tem opções de atuação diferentes, que vão além da manutenção e suporte de computadores. Tem área de segurança, de desenvolvimento e a parte que aprendemos aqui (no curso técnico) que é a base, que é ser analista de hardware, analisar todo o computador, e aprender a base de programação. 

“O ensino técnico foi meu primeiro contato com programação, onde aprendi que posso fazer o que eu quiser na área de TI.”

A área de tecnologia é o futuro. Tudo hoje em dia tem tecnologia. E isso se reflete na remuneração. Como estagiário, eu já ganhava algo que achei que fosse ganhar dois anos depois, e só tende a crescer.  

Hoje, estou fazendo um curso superior e tudo aquilo que aprendo, eu já tinha uma base por causa do ensino técnico. E aquilo que vivencio no meu trabalho também tive a base no ensino técnico. Então, basicamente, tudo aquilo que eu estou atuando hoje eu aprendi em sala de aula. 

“Daqui para a frente, quero seguir estudando e estar todo tempo aprendendo mais. E quem sabe voltar para a escola como professor”

 

(Depoimento dado à equipe do Itaú Educação e Trabalho, em agosto de 2022)

O Itaú Educação e Trabalho estabelece parcerias com as secretarias estaduais de Educação, oferecendo apoio técnico para viabilizar e aprimorar a oferta da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e a inserção digna no mundo do trabalho. O Centro Estadual de Educação José Pacífico de Moura Neto, em Teresina (PI), é uma das escolas que oferecem EPT no Piauí.