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‘Energias renováveis são uma novidade que desperta curiosidade’

Educação Profissional e Tecnológica
EPT
Currículo Referencial
energias renováveis
Araripina
Novos retratos da EPT

Estudante do curso técnico na área, Maria Eduarda vê uma demanda crescente pela produção de energia com preocupação ambiental 

 

A criação do curso técnico de Sistemas de Energia Renovável na Escola Técnica Estadual (ETE) Pedro Muniz Falcão, em Araripina, interior de Pernambuco, em 2020, chamou a atenção da jovem Maria Eduarda, que ficou interessada em conhecer mais sobre essa formação. “É uma área nova, e tudo o que é novo me desperta curiosidade”, conta a estudante.

Matriculada no curso, ela viu que sua formação seria importante e que iria além do interesse em conhecer mais sobre o assunto. “Vi nesse curso uma oportunidade única de trabalhar nessa área, pois há uma demanda grande pela mão de obra especializada aqui”, diz.

De fato, desde a implementação do curso em Araripina, a região passou a se mobilizar em torno da questão da sustentabilidade. Nos últimos anos, a cidade emergiu como um centro proeminente na geração de energia limpa, notadamente eólica e solar. “É uma área muito abrangente, com muitas empresas e oportunidades”, avalia a estudante.

O projeto de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) para o curso técnico de Sistemas de Energia Renovável é um empreendimento interdisciplinar que tem desencadeado uma transformação significativa na dinâmica educacional de estudantes e professores no interior de Pernambuco. O curso nasceu de uma atuação intersetorial entre o Itaú Educação e Trabalho, a Secretaria de Educação de Pernambuco, a ETE Pedro Muniz Falcão, a Auren Energia e a Schneider Electric. Este projeto está alinhado com o vasto potencial regional no campo das energias renováveis. O ponto de partida para esse projeto foi uma demanda local urgente no município pernambucano, que visava oferecer aos jovens uma oportunidade de formação profissional que  não apenas os cativasse, mas também os incentivasse a permanecerem na trajetória educacional, conectando-se com as amplas perspectivas econômicas da região.

Segundo Maria Eduarda, um dos pontos centrais da formação é  aprender sobre temas ligados à produção de energia aliados à questão da proteção ambiental. “É muito interessante poder descobrir como a energia funciona e sua relação e preocupação com o meio ambiente”, diz. “O curso está sendo incrível. É muito bom trabalhar com o novo. E é interessante, pois vai além da teoria. Podemos ter contato com os materiais, com os equipamentos de trabalho. Estudamos eletricidade básica, fundamentos da energia eólica e fundamentos da energia solar.”

Essa formação ajuda a inserir jovens como Maria Eduarda na chamada economia verde, uma economia inclusiva, que contribui para o bem-estar das sociedades e constrói equidade social, reduzindo os riscos e a escassez ambiental. Nela, as possibilidades de carreiras abarcam ocupações que têm como função comum o desenvolvimento de atividades com o objetivo de alcançar a sustentabilidade.

Desenvolvido por meio de colaborações estratégicas, o curso desenvolvido e Araripina não somente se consolidou como um currículo modelo, mas também demonstrou potencial para ser adotado por outras instituições de ensino, tanto públicas quanto privadas. Esse modelo pode ser adaptado, ajustando seus módulos de acordo com as particularidades locais e a disponibilidade de fontes de energia renovável específicas para cada região. A experiência serviu de base para a criação de um currículo de referência em Sistemas de Energias Renováveis, para cursos de EPT de nível médio. O currículo referencial foi lançado pelo Itaú Educação e Trabalho e está disponível gratuitamente no Observatório da EPT - tanto a ferramenta para construção de cursos semelhantes, quanto material didático amplo sobre como implementar o projeto.

A versatilidade do curso permite que ele seja adaptado para atender às nuances regionais, levando em consideração as características próprias de cada local e as fontes de energia renovável disponíveis em cada contexto. Desde que o currículo foi lançado, em maio de 2022, seis estados em três regiões receberam apoio técnico do Itaú Educação e Trabalho para desenvolver ou implementar o curso, alguns tendo início já neste ano. Além do curso em Pernambuco, secretarias estaduais do Amazonas, Amapá, Piauí, Paraíba, Sergipe e Rio Grande do Sul também demonstraram interesse em oferecer o curso.

Empolgada com sua formação e de olho no futuro, Maria Eduarda pretende ajudar na expansão da formação. “Um dia veio um engenheiro aqui na escola para dar uma palestra sobre a experiência dele, e quero poder fazer isso também, mostrando às pessoas a minha experiência para elas saberem como é bom trabalhar com energias renováveis.”

(Depoimento dado à equipe do Itaú Educação e Trabalho, em agosto de 2022) 
 

O Itaú Educação e Trabalho estabelece parcerias com as secretarias estaduais de Educação, oferecendo apoio técnico para viabilizar e aprimorar a oferta da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e a inserção digna no mundo do trabalho.  

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