Acontece

‘Energias renováveis são o futuro do planeta’

EPT
Observatório EPT
economia verde
energias renováveis
Araripina
Educação Profissional e Tecnológica
futuro do trabalho

Estudante do curso técnico em sistemas de energia renovável, Gustavo de Souza fala sobre como a economia verde movimenta o interior de Pernambuco


Desde a implementação do curso técnico de Sistemas de Energia Renovável na Escola Técnica Estadual Pedro Muniz Falcão, em Araripina, interior de Pernambuco, em 2020, a região passou a se mobilizar em torno da questão da sustentabilidade. “A criação do curso foi uma grande novidade na região, e todo mundo ficou comentando sobre ele e sobre os benefícios dessa formação. As pessoas que estavam ao meu redor, e que já tinham passado pela escola, sempre falavam sobre ela, o que me incentivou a fazer esse curso”, conta o estudante Gustavo de Souza.

A formação ajuda a inserir jovens na chamada economia verde, uma economia inclusiva, que contribui para o bem-estar das sociedades e constrói equidade social, reduzindo os riscos e a escassez ambiental. Nela, as possibilidades de carreiras abarcam ocupações que têm como função comum o desenvolvimento de atividades com o objetivo de alcançar a sustentabilidade.

Este perfil sustentável e as oportunidades na área estão entre os principais focos de Gustavo. “Energias renováveis são o futuro do planeta, e eu tenho o sonho de fazer parte desse futuro”, disse o estudante. “Meu plano, ao terminar o curso, é seguir na área.. Quero ter um importante papel em energias renováveis.”

Além de toda a mobilização na região, a principal inspiração de Gustavo para se matricular no curso veio do exemplo da sua própria família. “Meu irmão mais velho já atuava nessa área e me mostrou os benefícios do curso que está em constante crescimento em todo o mundo. Me mostrou que as energias renováveis estão se tornando uma grande possibilidade e que a escola tinha uma grande estrutura, que ajudaria a me formar com qualidade”, disse.

O curso técnico de Sistemas de Energia Renovável é um projeto intersetorial de fomento à Educação Profissional e Tecnológica (EPT), que tem transformado a rotina de estudantes e docentes no interior de Pernambuco, dialogando com o grande potencial regional nesse setor. O município de Araripina vem se destacando como uma referência na produção de energia limpa (eólica e solar).

Leia também: Iniciativa lança curso de energia renovável e forma educadores em Pernambuco

Este projeto foi iniciado a partir de uma necessidade local do município pernambucano de ofertar aos jovens uma formação profissional que os estimulasse, os mantivesse na escola e se relacionasse com o grande potencial econômico na região. O trabalho ocorreu em parceria e deu origem ao curso que se tornou um currículo referencial e que pode ser replicado em outras escolas, da rede pública ou privada, adaptando módulos conforme as características locais e a fonte de energia renovável disponível na região.

O desenvolvimento do curso ocorreu em parceria com o IET  e se tornou um currículo referencial e que pode e já está sendo replicado em outras escolas em estados como Sergipe, Piauí, Rio Grande do Sul, Paraíba e Amazonas, adaptando módulos conforme as características locais e a fonte de energia renovável disponível na região. O currículo referencial foi lançado pelo Itaú Educação e Trabalho e está disponível gratuitamente no Observatório da EPT - tanto a ferramenta para construção de cursos semelhantes, quanto o material didático amplo sobre como implementar o projeto.

(Depoimento dado à equipe do Itaú Educação e Trabalho, em agosto de 2022)  
 

O Itaú Educação e Trabalho estabelece parcerias com as secretarias estaduais de Educação, oferecendo apoio técnico para viabilizar e aprimorar a oferta da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e a inserção digna no mundo do trabalho.  

Conheça outras histórias da série Novos Retratos da EPT: 

“Os idosos precisam ser incluídos na sociedade”

“A formação técnica em química vai me ajudar a me destacar” 

“A agroecologia cuida do equilíbrio e desenvolvimento dos alimentos com foco na economia” 

“Tudo o que vivencio no meu trabalho hoje, aprendi no ensino técnico” 

“Eu vivi da agricultura na minha infância e fiquei curioso em saber como realmente funciona”