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Iniciativa lança curso de energia renovável e forma educadores em Pernambuco

Ensino Técnico e Profissional

Um projeto intersetorial de fomento à Educação Profissional e Tecnológica (EPT), no sertão de Pernambuco, tem transformado a rotina de estudantes e docentes na cidade de Araripina. Localizada a mais de 600 quilômetros da capital Recife, Araripina desde 2020 está implementando um curso técnico de Sistemas de Energias Renováveis, dialogando com o grande potencial regional nesse setor. O município vem se destacando como uma referência na produção de energia limpa (eólica e solar).

Para fortalecer ainda mais o curso técnico de Energias Renováveis, na última semana de maio, os docentes participaram de uma jornada de Formação de Articulação Curricular e Projetos Empreendedores, promovida pelo Itaú Educação e Trabalho. O objetivo da formação é ampliar o repertório dos docentes em relação à articulação curricular e ao desenvolvimento de projetos empreendedores, que posteriormente poderão ser aplicados junto aos alunos de cursos técnicos.

A formação em Araripina foi realizada entre os dias 25 e 27 de maio. Na ocasião, os professores da ETE Pedro Muniz Falcão participaram de uma extensa programação, teórica e prática. A parte teórica envolveu um mergulho nos princípios da articulação curricular, análise do mundo do trabalho, projetos empreendedores, entre outros temas. Já na prática, os docentes participaram de uma oficina maker, ação que contou com uma caminhada investigativa com o objetivo de levantar os desafios relacionados a energias renováveis na própria escola e posterior proposição de soluções aos problemas.

A experiência dos professores e professoras será agora vivida também pelos estudantes. Em breve, os alunos e alunas do curso técnico, que já está sendo ofertado na ETE de Araripina, também farão a oficina maker, para buscar soluções aos problemas de energia da escola e seu entorno.

O curso de formação dos docentes faz parte de um amplo projeto desenvolvido em Araripina: o curso em Sistemas de Energia Renovável realizado em parceria pelo Itaú Educação e Trabalho, pela Auren Energia, Schneider Electric, Secretaria de Educação e Esportes do Estado de Pernambuco e a Escola Técnica Estadual (ETE) Pedro Muniz Falcão. Esse é um exemplo bem-sucedido de projeto intersetorial, que tem promovido o engajamento de estudantes, educadores, setor produtivo, sociedade civil e poder público.

Juntos, desenvolveram o curso técnico, oferecido no âmbito do Ensino Médio e no subsequente, e que envolveu também novos e modernos laboratórios na escola, com tecnologia de ponta, com o apoio das empresas envolvidas, além da formação dos docentes no novo currículo.

Professor de energias renováveis da ETE em Araripina, Lucival Carvalho participou da construção do currículo e, agora, o leciona em sala de aula. “A gente conseguiu fazer essa transversalidade. É um projeto inovador porque até então a gente não tinha essa parceria público-privada, que só engrandece ao unir o mundo acadêmico e essa vivência prática, além da empregabilidade para o alunado e a instrução fornecida para todos os docentes da escola. A energia renovável não é algo mais do futuro, mas sim do presente”, afirma Carvalho.

A estudante Maria Eduarda Lopes, de 16 anos, é uma das alunas que optou pelo curso junto ao Ensino Médio, depois de pesquisar o setor, entender o potencial econômico da sua região e pelo seu interesse em novas descobertas. “No curso técnico a gente adquire conhecimento já praticando. Esse curso tem tantas portas, além da questão do meio ambiente. O curso é algo do futuro. O futuro é energias renováveis. A associação da escola com a empresa abre também muitas oportunidades”, avalia a estudante.

Currículo de referência

Este projeto de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) foi iniciado em 2020, a partir de uma necessidade local do município pernambucano de ofertar aos jovens uma formação profissional que os estimulasse, os mantivesse na escola e se relacionasse com o grande potencial econômico na região. O trabalho ocorreu em parceria e deu origem ao novo curso técnico na área, o qual se tornou um currículo referencial e que pode ser replicado em outras escolas, da rede pública ou privada, adaptando módulos conforme as características locais e a fonte de energia renovável disponível na região.

O currículo referencial foi lançado recentemente pelo Itaú Educação e Trabalho e está disponível gratuitamente no Observatório da EPT - tanto a ferramenta para construção desse curso quanto o material didático amplo sobre como implementar o projeto.

A gerente de gestão do conhecimento do Itaú Educação e Trabalho, Carla Chiamareli, destaca o resultado da iniciativa. “Esse currículo nasceu com a rede estadual de Pernambuco e vimos que poderia crescer e se tornar referência, de tal forma que todos os estados conseguissem ofertá-lo. Propusemos um currículo que coubesse dentro da especificidade de cada estado. O modelo pode ser escalável para qualquer estado que tenha esse potencial econômico. E acreditamos que todos eles têm, pois estamos em um mundo que precisa cada vez mais da energia limpa”, diz Carla.

A formação para docentes no currículo de Sistema de Energias Renováveis também tem sido ofertada pelo Itaú Educação e Trabalho para outros estados interessados.

Habilidades complementares

Para o diretor da ETE de Araripina, Ricardo Marques Jacó, o curso de energias renováveis vai além da formação técnica ao considerar a importância de desenvolver nas juventudes as habilidades socioemocionais. “Não posso trabalhar só as disciplinas específicas de energia solar e eólica, mas preparar o profissional para habilidades socioemocionais, como proatividade, inteligência emocional, criatividade”, afirma ele.

As habilidades socioemocionais apareceram como as mais valorizadas pelas empresas, de acordo com o estudo “Inclusão produtiva de jovens com ensino médio e técnico: experiências de quem contrata”, realizado recentemente pelo Itaú Educação e Trabalho, Fundação Roberto Marinho e Fundação Arymax. O estudo ouviu 800 companhias no Brasil e mostrou que, na contratação de profissionais, as empresas declararam que valorizam mais as habilidades comportamentais (chamadas de soft skills), mesmo que o jovem precise melhorar o conhecimento específico para a função. Em seguida, aparecem as competências técnicas.

Oportunidade para estados

A secretária executiva de Educação Integral e Profissional do Estado de Pernambuco, Maria Medeiros, destaca que é uma grande oportunidade também para outros estados a experiência intersetorial. “É uma experiência muito exitosa. Criar pontes, estreitar laços com o setor produtivo, falando especificamente para quem implementa política pública de educação profissional, traz muita potência para as entregas que a gente precisa fazer. É muito importante que estejamos antenados com as oportunidades para que a gente atualize nossos currículos, forme nossos professores e, portanto, faça com que nossos estudantes, ao concluírem conosco um curso técnico, tenham melhores chances de serem absorvidos pelo mundo do trabalho”.

O ciclo do projeto do Itaú Educação e Trabalho em Araripina terá, ainda, outras etapas no segundo semestre, contando com novas formações dos docentes e ações junto aos alunos do curso técnico, em projetos com o setor produtivo e com a sociedade.