João Guilherme optou pelo técnico em publicidade para conhecer a área antes de ingressar no curso superior
No ensino médio os jovens precisam encarar o desafio de fazer escolhas que podem definir o futuro das suas vidas profissionais. Em um contexto com tantos dilemas e dúvidas, como decidir a área de atuação profissional que pretende seguir, o jovem João Guilherme vê o curso técnico integrado ao ensino médio como uma ótima oportunidade para ajudar a ter experiências que permitam conhecer melhor suas opções. Aos 21 anos, ele completou o curso técnico em publicidade na Escola Técnica Estadual Irmão Pedro, em Porto Alegre (RS), e descobriu que essa é mesmo a área em que quer atuar. Segundo ele, o curso técnico, por ser mais curto, permite ao jovem experimentar diferentes carreiras e avaliar o que quer seguir.
“Foi o que aconteceu comigo. Queria fazer publicidade, mas não tinha certeza sobre o que queria fazer profissionalmente”, contou.
Guilherme conta que desde muito novo começou a procurar sobre o mundo da publicidade porque a maioria das pessoas que ele acompanhava, artistas e influenciadores, trabalhavam com esta profissão. E escolheu o curso técnico porque o curso superior era muito longo, iria requerer um ano de preparação e mais quatro de formação. “Precisava saber se publicidade era de fato o que eu queria, mas sem ter que ficar cinco anos estudando isso. Pensei que poderia entrar e acabar descobrindo que não era o que eu queria. Tinha medo de perder tempo”, disse.
Foi assim que ele buscou a formação técnica, a fim de confirmar o que achava que era a sua área de interesse. “O curso técnico permite sentir o gosto da área e já conseguir entrar no mundo de trabalho para depois avaliar se valeria a pena entrar no curso superior”, contou. “É ótimo ter um curso que abrange bem a área e permite ter experiências práticas em um tempo reduzido, permitindo experimentar a vida profissional da área.”
Segundo ele, depois de fazer um ano do curso, acabou tendo certeza de que era a área em que pretendia atuar. “Já tive experiência prática e conheço bem as diferentes áreas da publicidade, o que me direciona com muito mais segurança. O curso técnico ajuda muito na formação, e permite saber se a pessoa quer mesmo investir em uma formação superior”, disse.
Mas essa sensação de certeza sobre sua escolha não aconteceu tão rapidamente. “Quando comecei, era muito a parte teórica do curso, e achava que publicidade ia ser só aquilo. Conforme foi passando o tempo, fomos aprendendo mais sobre a prática, a criação de uma agência, criação de logomarca, e saber mais sobre esse mundo me interessou muito”, contou.
Depois de completar o curso técnico, Guilherme já começou a trabalhar na área de comunicação de um hospital. “É uma atuação de relações públicas, que também é da área, e acabo aplicando várias coisas que aprendi no curso, especialmente na comunicação interna”. Ele agora pretende fazer o curso superior de publicidade para continuar se especializando cada vez mais na área que escolheu e passou a conhecer.
“A publicidade nem sempre tem que pensar em venda, mas sim em comunicar algo, e tem muitas áreas que são usadas para causas sociais e outros assuntos. Publicidade é visibilidade, e pode ser usada para causas e projetos diferentes.”
(Depoimento dado à equipe do Itaú Educação e Trabalho, em maio de 2023)
O Itaú Educação e Trabalho estabelece parcerias com as secretarias estaduais de Educação, oferecendo apoio técnico para viabilizar e aprimorar a oferta da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e a inserção digna no mundo do trabalho.
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