Emily Motta destaca o desenvolvimento de habilidades durante o curso técnico em Desenvolvimento de Páginas Web
Emily Motta
Mora em Campo Grande (MS)
Aluna da Escola Estadual Waldemir Barros da Silva
Curso técnico em Desenvolvimento de Páginas Web
Vim de São Paulo para Campo Grande sem conhecer nada daqui, mas alguns parentes que conheciam a escola falaram que era muito boa e elogiaram o curso.
Faço o curso técnico integrado com o ensino médio. Muitas pessoas ainda veem o ensino integral como desperdício de tempo, pois pode parecer mais tempo na escola aprendendo mais do mesmo. Mas na verdade não é, pois estamos aqui aprendendo a lidar com a realidade, a ter mais responsabilidade, é um ensino maravilhoso.
‘A gente passa a ter uma demanda maior, aprende a controlar nossas responsabilidades e a desenvolver bem a nossa formação.’
A ideia de fazer um curso em tempo integral veio dos meus pais. Eu estava acostumada a estudar apenas pela manhã e nunca tinha pensado nessa ideia. Eu não via razão para isso no começo, mas, com o passar do tempo, percebi que foi a melhor escolha da minha vida, pois vai me oferecer muitas oportunidades.
Estudo desenvolvimento de páginas para web, e acho essa área da tecnologia muito interessante, pois está presente em tudo. É um curso que visa o futuro.
‘Se já usamos muito a tecnologia hoje, lá na frente vamos usar ainda mais.’
A escola tem uma metodologia diferente, e não fazemos provas, então não fica tão cansativo. Os professores usam outros métodos de avaliação, acompanham nossos cadernos, nosso comportamento em sala, temos que desenvolver portfólios com toda a matéria ensinada e fazemos muita pesquisa.
A prova serve apenas como diagnóstico da própria escola e, se muitos alunos demonstrarem que precisam aprender mais de matemática, por exemplo, eles passam a oferecer mais aulas dessa matéria para que todos possam aprender mais desse conteúdo.
‘Se hoje há mais homens do que mulheres nessa área é porque pode ter faltado oportunidades para as meninas e mulheres, e acho que a presença feminina tem tudo para crescer na área.’
(Depoimento dado à equipe do Itaú Educação e Trabalho, em agosto de 2022)
O Itaú Educação e Trabalho estabelece parcerias com as secretarias estaduais de Educação, oferecendo apoio técnico para viabilizar e aprimorar a oferta da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e a inserção digna no mundo do trabalho. A Escola Estadual Waldemir Barros da Silva é uma das escolas que oferecem EPT em Mato Grosso do Sul.
Conheça outras histórias da série Novos Retratos da EPT:
“A formação técnica em química vai me ajudar a me destacar”
“A agroecologia cuida do equilíbrio e desenvolvimento dos alimentos com foco na economia”
“Tudo o que vivencio no meu trabalho hoje, aprendi no ensino técnico”
“Eu vivi da agricultura na minha infância e fiquei curioso em saber como realmente funciona”