Acontece

‘Concluir o ensino médio com uma profissão é maravilhoso’

Competências Técnicas
Educação Profissional e Tecnológica
Educação Profissional Tecnológica Emancipatória
Ensino Técnico
Ensino Técnico e Profissional
EPT
Itaú Educação e Trabalho
Juventudes
jovens

A merendeira escolar Eny Lorrara descobriu na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) o caminho para aprofundar o conhecimento sobre alimentação

Eny Iorrara

Mora em Aracaju (SE)

Aluna do Instituto de Educação Rui Barbosa (IERB)

Curso Técnico em Nutrição e Dietética

Eu tenho uma boa relação com a comida. Ela sempre foi minha amiga. Desde criança, tanto o ato de me alimentar, de comer, que todo mundo gosta, mas também de cozinhar, preparar uma refeição para as pessoas que a gente ama. Isso sempre fez parte da minha vida. Até nos eventos familiares, sempre fui aquela que ficava na cozinha preparando a refeição.

Quando eu saí do ensino médio, pensei em fazer um curso técnico, mas na época não tinha um curso que me atraísse. Demorou um pouco para encontrar uma opção com o qual eu me identificasse. Quando encontrei o Técnico em Nutrição e Dietética, ressurgiu o desejo de continuar a estudar.

Eu decidi fazer o técnico porque eu já trabalho nessa área. Sou merendeira escolar. Cuido do lanchinho das crianças, adolescentes e adultos. Eu sempre gostei de cozinhar e também de servir. 

“Todo dia eu me levanto disposta para vir aqui aprender mais.”

O IERB é uma escola muito antiga. Ela formou muitos professores e professoras, pois havia o ensino médio junto com o pedagógico e científico, então os alunos já saiam daqui podendo ensinar. 

Minha mãe conta que sempre sonhou em estudar aqui, mas nunca teve essa oportunidade. Quando eu tive essa chance, eu me lembrei dela, e me sinto feliz. Porque eu, um pedacinho dela, estou estudando aqui. De certa forma, é uma realização para ela, e para mim também.

“Logo que eu saí do ensino médio, se falava muito em fazer uma faculdade. Realmente seria algo importante. Mas o curso técnico também tem sua importância.” 

Terminar o ensino médio com uma profissão é uma oportunidade maravilhosa. A gente consegue ter uma formação boa e prática para o mercado de trabalho. Em pouco tempo posso me formar e exercer a minha profissão. 

Tem muita coisa que eu já conhecia na experiência prática, mas agora estou aprendendo muitas coisas novas. Um exemplo é ter uma noção sobre o tamanho das porções, preparar uma ficha técnica, padronizar os alimentos, e tudo com boas práticas de higiene e segurança.

Após o curso, pretendo colocar em prática tudo o que estou aprendendo e futuramente exercer a minha profissão como técnica em nutrição e dietética. Se puder fazer isso dentro da área de educação, ótimo, senão estou pronta para voar em outros caminhos.

(Depoimento dado à equipe do Itaú Educação e Trabalho, em agosto de 2022)

O Itaú Educação e Trabalho estabelece parcerias com as secretarias estaduais de Educação, oferecendo apoio técnico para viabilizar e aprimorar a oferta da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e a inserção digna no mundo do trabalho. O Instituto de Educação Rui Barbosa, em Aracaju (SE), é uma das escolas que oferecem EPT no Piauí.

Conheça outras histórias da série Novos Retratos da EPT:

“A agroecologia cuida do equilíbrio e desenvolvimento dos alimentos com foco na economia”

“Tudo o que vivencio no meu trabalho hoje, aprendi no ensino técnico”

“Eu vivi da agricultura na minha infância e fiquei curioso em saber como realmente funciona”