Acontece

“O conhecimento em sala e no campo são igualmente importantes”

Novos retratos da EPT

Diretor de escola técnica de curso de agropecuária reforça a importância do diálogo com o mundo do trabalho

A cidade de Santa Maria de Jetibá (ES) é conhecida pela forte presença do agronegócio e pela ampla atuação da agricultura familiar. A cidade se destaca na criação de aves, no cultivo de hortaliças e de café, atividades que sustentam sua base econômica. Essa dependência da agricultura faz com que, desde cedo, jovens iniciem a vida no campo, auxiliando familiares e, muitas vezes, projetando a continuidade nos negócios da família como futuro profissional. Por isso, o curso técnico em agropecuária oferecido pela Escola Estadual de Ensino Fundamental Fazenda Emilio Schroeder surgiu como uma forma de atrair o interesse desses jovens, inseri-los no mundo do trabalho e também para dar continuidade às atividades familiares. “Vemos um maior interesse no curso a cada ano. A turma de formandos deste ano é a maior que já tivemos na escola”, comemora o diretor Jorge Scheider, destacando o impacto do ensino técnico na redução da evasão escolar na região.

Desde 2022, o curso é oferecido em tempo integral, seguindo o modelo de pedagogia com alternância, sendo o único do gênero no Espírito Santo. Esse modelo educacional é voltado para populações rurais, intercalando períodos de permanência na escola e períodos em que os estudantes podem ficar na propriedade da família aplicando os conhecimentos na prática, com acompanhamento de monitores.

A pedagogia de alternância foi implementada no estado em 1994 pelo Movimento de Educação Profissional do Espírito Santo (MEPES), na própria escola Emilio Schroeder, graças à mobilização de pais que buscavam uma educação alinhada à realidade do campo. “O modelo possibilita a integração entre o tempo da escola e o tempo na comunidade – o momento em que o estudante conecta o conhecimento científico à sua realidade”, explica o diretor. “Para nós, ambos têm igual importância. Queremos que o jovem formado aqui seja um agente de transformação: ao melhorar a vida de sua família, ele também transforma a comunidade onde vive”.

A escola recebe estudantes de 12 regiões diferentes, além de Santa Maria de Jetibá, muitos estudantes enfrentam deslocamentos de até 1h30 entre a casa e a escola. Mesmo com a distância, eles escolhem estudar na cidade pelo diferencial do ensino médio integrado ao curso técnico. “Neste ano, também tivemos o maior número de matrículas no primeiro ano do ensino médio. A adesão cresce a cada ano e é motivo de orgulho para nós”, conclui o diretor.

(Depoimento dado à equipe do Itaú Educação e Trabalho em junho de 2024)


Conheça outras histórias da série Novos Retratos da EPT:
“Optar pelo ensino médio integrado ao técnico abre várias oportunidades”
“Nunca é tarde para aprender, para estudar e para ter uma profissão”
 “Cada dia que estudo aqui me apaixono mais pelo curso”