Acontece

“Optar pelo ensino médio integrado ao técnico abre várias oportunidades”

Novos retratos da EPT

Egressa do curso de Informática afirma que o técnico a ajudou a entrar no mundo do trabalho e no ensino superior

A estudante Raíssa Beatriz, de 18 anos, moradora de Belém (PA), viu no ensino médio integrado ao técnico uma oportunidade de ampliar sua educação. Até então estudante do ensino médio regular, foi em uma visita à Escola de Ensino Técnico do Estado do Pará Doutor Celso Malcher, apenas para receber um certificado por ser chefe de turma em sua escola anterior, que Raíssa optou por uma nova trajetória em seus estudos. “Fazer a troca do ensino regular pelo ensino médio integrado ao técnico foi muito interessante. Abriram várias novas oportunidades”.

A estudante afirma que sua família, pais e avós sempre tiveram que escolher entre estudar e trabalhar e ela foi a primeira a entrar em uma universidade. “As pessoas em minha volta moveram céus e terras para que eu pudesse estudar aqui, pois tive alguns problemas financeiros como no deslocamento da casa para a escola, mas pude contar com a ajuda de terceiros. Porque eu sei que estudar transforma a vida das pessoas e, por vir de uma família com uma menor condição financeira, eu vi na educação uma chance de melhorar essa realidade,” diz. “Eu sempre tive vontade de estudar e de estar sempre entre os melhores para dar o melhor para minha família.

O ensino técnico a ajudou a conciliar os estudos com o trabalho, pois o laço criado com seus professores foi responsável por abrir oportunidades de estágio e trabalho. Para Raíssa, pessoas com a realidade econômica como a dela geralmente não tem como investir em qualificações que possam contribuir para se tornar um profissional competitivo no mundo do trabalho e considera o curso técnico gratuito uma solução.

De acordo com ela, a escolha do curso técnico a ajudou no encaminhamento para sua escolha no ensino superior, no curso de Matemática, na Universidade Federal do Pará (UFPA). “A Informática nos ajuda a colocar a Matemática no mundo virtual. Hoje em dia estamos batendo muito na tecla de que a educação precisa de tecnologia, e ela pode ser uma ferramenta para juntar a teoria com a prática e visualizar melhor funções matemáticas.”

(Depoimento dado à equipe do Itaú Educação e Trabalho em maio de 2024)

 

Conheça outras histórias da série Novos Retratos da EPT:
“Comigo, aqui na escola, as mulheres conseguem se ver em uma posição que antes da minha presença era inexistente”

“Podemos perder tudo, menos o conhecimento”

“Aprendizado nunca é pouco para quem quer vencer na vida”