Curso técnico de massoterapia gratuito ajuda na inserção de jovens no mundo acadêmico e do trabalho

A Educação Profissional e Tecnológica está abrindo portas para uma nova carreira para Danúbia Palmeirinha da Costa, de 44 anos. Ela é aluna do curso técnico de massoterapia no Centro de Educação Profissional Profa. Maria Salomé Gomes Sares, em Santana (AP). “Já fiz faxina e outros tipos de serviços antes de uma amiga me recomendar fazer um curso. A massoterapia fez a diferença na minha vida. Me apaixonei pelo curso e quero me profissionalizar na área. Acredito que nunca é tarde para aprender, para estudar e para ter uma profissão”, diz a estudante.
Danúbia conta que a aula começa com o autocuidado, com alongamentos, conversas e preparos. As disciplinas práticas têm o objetivo de ensinar diferentes técnicas como de shantala, terapêutica, shiatsu terapia, entre outras. Além disso, o curso também inclui marketing e projetos como forma de ajudar os estudantes a se inserirem no mundo do trabalho. “A massoterapia é apaixonante, a partir do momento em que você trabalha com as suas mãos para ajudar outra pessoa com, por exemplo, ansiedade ou depressão, é muito valioso.”

Quênia Marques, professora do curso técnico, é especializada em medicina chinesa e considera a massoterapia um instrumento valioso tanto para o bem-estar e para a saúde quanto para a inserção de estudantes no mundo do trabalho. O curso técnico em massoterapia é o único (da área) gratuito no estado do Amapá. “O que mais me fez me apaixonar por esse local é perceber que muitos aqui não tinham uma perspectiva de futuro de vida, seja acadêmica, profissional ou econômica. E com o curso, temos a possibilidade de proporcionar para esses alunos, que em sua maioria vêm de comunidades carentes e não têm a possibilidade de ingressar no ambiente acadêmico, um passo para se tornarem profissionais e independentes financeiramente.”
De acordo com a professora, a escola também proporciona serviços gratuitos de atendimento para a comunidade, como massagem terapêutica feita pelos alunos. “Proporcionamos saúde, qualidade e relaxamento para que as pessoas conheçam a massoterapia, prática que também previne lesões e ajuda com patologias, sendo um tratamento complementar a outros como a fisioterapia.”
(Depoimento dado à equipe do Itaú Educação e Trabalho em setembro de 2024)
Conheça outras histórias da série Novos Retratos da EPT:
“Comigo, aqui na escola, as mulheres conseguem se ver em uma posição que antes da minha presença era inexistente”