Acontece

“Educação e cultura são capazes de transformar vidas e estão naturalmente interligadas"

Novos retratos da EPT


Diretor de escola técnica de cursos direcionados à economia criativa defende a importância da qualificação profissional na área cultural

Jamil Richene, diretor da Escola Estadual Técnica de Artes, Tecnologia e Economia Criativa Poeta Juca Pontes, de João Pessoa (PB), afirma que o diferencial da escola é ser pioneira no ensino técnico de artes. São cinco cursos ofertados: Produção de Áudio e Vídeo, Teatro, Artesanato, Informática e Design Gráfico. “Somos a primeira escola do estado que abrange a junção de cursos das áreas de tecnologia com arte e economia criativa”, diz. “O governo do estado da Paraíba tem usado nosso modelo como piloto e existe uma intenção de ampliar para os demais municípios paraibanos.

Localizado no centro histórico de João Pessoa, o prédio da escola foi uma prisão durante o período da ditadura militar e, posteriormente, uma central de polícia até mudar sua finalidade para o ensino técnico de artes em 2023, ano em que a escola foi fundada. “A arte vem exatamente para trazer essa possibilidade de mudança radical em relação às nossas construções e reocupar o centro, movimentando o local e trazendo novas perspectivas”, conta.

Para o diretor, o ensino é um processo contínuo, sendo preciso se ater às mudanças do mundo atual e sempre buscar alternativas e metodologias além das tradicionais. “Nossos professores estão comprometidos e escutam muito os alunos para elaborar aulas cada vez melhores”, complementa, afirmando que a metodologia adotada é a de fazer o aluno se sentir pertencente ao espaço, com a possibilidade de fala e intervenção em suas aulas.

O diretor também considera o desafio de abordar a arte com o viés educacional, e não somente o de entretenimento. Para ele, o agente cultural, independentemente da área em que atua, é um profissional que precisa de qualificação. “Educação e cultura são capazes de transformar vidas e estão naturalmente interligadas. Muitas pessoas ainda pensam que cultura não gera renda e é vista como hobby, mas isso não é verdade. Os cursos técnicos em nossa escola mostram, na prática, que caminhos profissionais estarão disponíveis para os estudantes no futuro”, conclui.

(Depoimento dado à equipe do Itaú Educação e Trabalho em outubro de 2023)


Conheça outras histórias da série Novos Retratos da EPT:
 “Optar pelo ensino médio integrado ao técnico abre várias oportunidades”
“Nunca é tarde para aprender, para estudar e para ter uma profissão”
 “Cada dia que estudo aqui me apaixono mais pelo curso”