Acontece

“Ao saírem do ensino médio com formação técnica, os estudantes estão mais capacitados”

Novos retratos da EPT
EPT
Economia Criativa
Produção de áudio e vídeo

Thierry Felipe, estudante do curso técnico de produção de áudio e vídeo, encontrou sua vocação na economia criativa

O estudante Thierry Felipe, de 16 anos, residente de João Pessoa (PB), encontrou no curso técnico de p​​​​​​rodução de áudio e vídeo a oportunidade perfeita para se aprofundar e se preparar para o seu futuro no mundo do trabalho. Apaixonado pelo audiovisual, ele iniciou sua jornada educacional em outra escola, mas uma indicação para a Escola Integral Técnica de Arte, Tecnologia e Economia Criativa, que parecia mais promissora, o motivou a mudar.  

A escola oferece uma ampla variedade de cursos, incluindo informática, design gráfico, teatro e produção de áudio e vídeo. Essa diversidade permite que os estudantes explorem diferentes áreas de interesse e se especializem de acordo com suas paixões, como foi o caso de Thierry. “Eu escolhi o curso técnico de produção de áudio e vídeo porque acredito que será uma profissão muito relevante futuramente, além de me identificar com a área”, explica.  

Para ele, fazer o ensino médio integrado ao curso técnico proporciona uma experiência enriquecedora, pois os estudantes se preparam para o mundo do trabalho, adquirindo habilidades práticas e conhecimentos específicos de área técnica escolhida. “Estamos nos preparando para os nossos futuros empregos, de acordo com as competências que aprendemos aqui”

Como estudante do ensino médio integrado ao curso de produção de áudio e vídeo, Thierry mergulha em uma rotina intensa, especialmente às quintas-feiras, quando as aulas técnicas dominam o período da tarde. Ele valoriza o aprendizado prático que recebe durante o curso técnico. “Nessas tardes, nós aprendemos a elaborar roteiros detalhados para vídeos e produções audiovisuais”, conta.  

Além disso, ele destaca a importância das aulas de fotografia e de educação tecnológica midiática, que proporcionam a integração dos conhecimentos técnicos com projetos práticos. Um desses projetos é a criação de uma TV comunitária para a escola, abordando temas como filmes, esportes e outros conteúdos. Segundo ele, essas atividades não só fortalecem as habilidades técnicas dos estudantes, mas também os prepara para situações reais, ao aplicar a teoria na prática. 

Uma das disciplinas que mais interessa a Thierry é a de fotografia, em que os estudantes têm a oportunidade de explorar e documentar o ambiente escolar e a comunidade ao redor. “Recentemente, trabalhamos em um projeto para explorar a arte da fotografia. Na primeira fase, entrevistamos comerciantes da rodoviária e capturamos imagens de suas vendas e do espaço. Na segunda parte, fotografamos os funcionários da escola, explorando tanto a vida escolar quanto a comunidade local. Esse projeto vai além de simplesmente tirar fotos, é uma oportunidade para entender e comunicar a essência da arte fotográfica e a dinâmica de nossa comunidade”, explica.  

A capacitação dos professores é um dos pontos fortes da Escola Integral Técnica de Arte, Tecnologia e Economia Criativa. O estudante celebra a qualificação e comprometimento de seus educadores com a educação. “Os professores da escola são muito capacitados. Eles transmitem o conhecimento com facilidade, sabem como descomplicar as matérias que pareciam complicadas”, afirma Thierry. 

Depois de concluir o técnico de Produção de Áudio e Vídeo, Thierry pretende seguir uma carreira na área do jornalismo ou de edição de vídeo, e cursar o ensino superior.  

Mas sua experiência na escola faz com que ele recomende enfaticamente a educação profissional para outros estudantes. “Ao saírem do ensino médio com formação técnica, os estudantes estão mais capacitados”, reflete.  

(Depoimento dado à equipe do Itaú Educação e Trabalho em outubro de 2023)     

Conheça outras histórias da série Novos Retratos da EPT: 
“Eu recomendo o curso técnico para qualquer pessoa que queira crescer pessoalmente e superar desafios” 
“Encontramos professores responsáveis e capacitados, que acolheram meu filho” 
“O técnico abre caminhos e traz novas escolhas. É uma ótima opção para quem quer investir no futuro”