Pais de aluno do curso técnico de agropecuária consideram a modalidade de ensino importante para vida profissional e familiar
Joel Conradt e Angela Maria Conradt são administradores de um sítio orgânico em Santa Maria de Jetibá (ES) e podem ver os efeitos do curso técnico de agropecuária que o filho, Arthur Brian Dias Conradt, realiza na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Fazenda Emílio Schroeder em suas rotinas. “Meu filho está aprendendo coisas que ele pode ensinar para mim”, afirma Joel.
Por morarem no interior e serem filhos de agricultores, dando sequência no legado familiar, sentem que o curso técnico também oferece benefícios para todos. “Esse curso vem para beneficiar alunos, pais e toda a família que trabalha no campo. Não é fácil sair da sua cidade e ir tão longe para conseguir um curso, então que bom que existe um tão perto de nós. Espero que seja ofertado por muitos anos”, explica.
Angela vê ainda potencial na transformação da vida a partir do ensino: “Eu acredito que se o aluno vem para a escola com o objetivo de estudar e buscar novos aprendizados para a vida dele, vai dar certo”, comenta.
“Não queremos que nosso filho pare os estudos no técnico, queremos que busque inclusive o curso superior. Com o curso técnico e o conhecimento prático adquirido, ele pode sair daqui já com oportunidades de emprego imediato,” afirma Joel, relembrando que a região em que moram tem uma forte economia agropecuária.
“Você pode perder qualquer coisa, menos o conhecimento. O que você aprende dentro da sala de aula é algo que você pode partilhar para outras pessoas futuramente,” considera Angela. “Por isso os pais precisam incentivar os filhos a estudarem com toda a certeza”, conclui.
(Depoimento dado à equipe do Itaú Educação e Trabalho em junho de 2024)
Conheça outras histórias da série Novos Retratos da EPT:
“Comigo, aqui na escola, as mulheres conseguem se ver em uma posição que antes da minha presença era inexistente”
“Podemos perder tudo, menos o conhecimento”
“Aprendizado nunca é pouco para quem quer vencer na vida”