No site é possível encontrar as últimas pesquisas lançadas pelo Itaú Educação e Trabalho e parceiros
A educação profissional tem cada vez mais uma maior relevância no cenário nacional, seja por dialogar com um desejo das juventudes e promover a elas a possibilidade de trabalho digno, seja pela necessidade do setor produtivo ou pelo impacto no desenvolvimento do país. Tudo isso está demonstrado por estudos e pesquisas que contribuem com o aperfeiçoamento da própria Educação Profissional e Tecnológica e também da criação de políticas públicas importantes para o país e para os jovens.
Na biblioteca virtual do site do Itaú Educação e Trabalho um compilado desses estudos e pesquisas está disponível e é possível acessar dados sobre formação, carreira e contexto socioeconômico relacionados às juventudes brasileiras, assim como sobre as contribuições da EPT para os jovens e para o país.
Conheça mais dos estudos e pesquisas divulgadas recentemente pelo Itaú Educação e Trabalho
“Juventudes fora da escola”: Realizada pela Fundação Roberto Marinho e Itaú Educação e Trabalho, em colaboração técnica com o Instituto Datafolha, a Conhecimento Social Estratégia e Gestão e a Rede Conhecimento Social, a pesquisa ouviu 1,6 mil jovens, de 15 a 29 anos, e destaca as complexidades da vida dos brasileiros dessa faixa etária que estão fora do sistema escolar e não concluíram a educação básica. São apresentados dados do perfil dessa parcela da população que não concluiu os estudos, quais as principais razões para a evasão escolar e as motivações que os fariam voltar, entre outros dados. A pesquisa mostra, por exemplo, que o trabalho é a principal razão para alunos interromperem os estudos e a principal motivação para voltar pra sala de aula e ter melhores perspectivas profissionais.
“Potenciais efeitos macroeconômicos com expansão da oferta pública de ensino médio técnico no Brasil”: O estudo do Itaú Educação e Trabalho, elaborado pelos pesquisadores Marcelo Santos, Sergio Firpo, Vitor Fancio e Clarice Martins, revela que investimentos na Educação Profissional e Tecnológica geram maior empregabilidade e rentabilidade para trabalhadores, contribuindo com desenvolvimento socioeconômico do país. E que profissionais com ensino técnico ganham mais do que aqueles que possuem apenas ensino médio, além de terem taxa de desemprego inferior.
“O Futuro do Mundo do Trabalho para as Juventudes Brasileiras”: A pesquisa é do Itaú Educação e Trabalho, Fundação Roberto Marinho, Fundação Arymax, Fundação Telefônica Vivo e Juventudes Potentes e foi executada pelo Instituto Cíclica em parceria com o Instituto Veredas. Apresenta as tendências e o retrato das juventudes no país, em busca de estratégias para a inclusão produtiva e social desse público.