Diretora de escola com cursos em modelo de alternância fala sobre a importância do modelo nas regiões rurais

O projeto Platô de Guadalupe é um importante polo de fruticultura irrigada no estado do Piauí, localizado no município de Guadalupe. Trata-se de uma iniciativa do governo federal voltada à implantação de um perímetro de irrigação, que utiliza as águas do lago da Barragem da Usina Hidrelétrica de Boa Esperança, no Rio Parnaíba. A iniciativa transformou a região em um polo de produção agrícola e exportação de frutos como banana, goiaba, uva, além do cultivo de arroz.
De forma alinhada ao modelo produtivo da região, o Centro Estadual de Educação Profissional Rural (CEEPRU) Frei José Apicella, em Guadalupe, vem oferecendo aos jovens dois cursos na modalidade de pedagogia de alternância: zootecnia e agropecuária. Esse modelo educacional é voltado às populações rurais e intercala períodos de formação em sala de aula e outros realizados no ambiente familiar e produtivo, conciliando os aprendizados adquiridos na escola com sua aplicação prática. Além dos dois cursos ofertados na modalidade de alternância, a escola também oferece formações técnicas de Informática, Administração e Meio Ambiente, integradas ao ensino médio.
O CEEPRU também promove feiras de conhecimento e de profissões, apresentando à comunidade os aprendizados desenvolvidos pelos estudantes na teoria e na prática, além de orientar alunos do 9º ano sobre as opções disponíveis para quem deseja cursar o ensino médio integrado a uma formação técnica. “Há muitos benefícios nessa escolha. O estudante pode se formar conosco preparado para prestar o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), e seguir para uma universidade, e com um certificado técnico”, afirma Conceição Gonçalves, diretora e professora do CEEPRU Frei José Apicella.
Ela acrescenta: “A meta de quem idealizou essa escola é melhorar Guadalupe a partir do que já temos: a produção agrícola. A equipe gestora e a equipe docente trabalham de forma integrada para preparar o estudante tanto para o mundo do trabalho quanto para a continuidade dos estudos no ensino superior. Ao preparar esses jovens, contribuímos para a construção de um futuro melhor”, conclui Conceição.
(Depoimento dado à equipe do Itaú Educação e Trabalho em agosto de 2022)
Conheça outras histórias da série Novos Retratos da EPT:
“Comigo, aqui na escola, as mulheres conseguem se ver em uma posição que antes da minha presença era inexistente”
“Podemos perder tudo, menos o conhecimento”
“Aprendizado nunca é pouco para quem quer vencer na vida”