Com inscrições abertas e gratuitas, iniciativas de reconhecimentos buscam desenvolver habilidades e competências nos jovens
Premiações voltadas para os jovens do ensino médio podem ajudá-los a desenvolver habilidades e competências importantes nas áreas de empreendedorismo, tecnologia e ciências. Algumas oportunidades recentes são: Desafio Liga Jovem, Prêmio Ciência para Todos e Prêmio Capes Futuras Cientistas. Elas estão detalhadas a seguir.
O Desafio Liga Jovem, competição de empreendedorismo e tecnologia voltada para estudantes de todo o Brasil, está com inscrições abertas até 30 de junho de 2025 para sua terceira edição.
Realizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o prêmio visa estimular nos jovens a criatividade e o impacto social, por meio da transformação de ideias em soluções reais e inovadoras para resolverem problemas de sua escola ou comunidade, com o uso da tecnologia.
Estão aptos a participar do desafio os jovens do 8º ao 9º ano do ensino fundamental, do ensino médio, técnico, profissional e tecnológico, além da educação superior, de instituições públicas e privadas. O regulamento detalhado encontra-se aqui. As inscrições devem ser realizadas pelo site da premiação.
O Prêmio Ciência para Todos reconhece pesquisas que favoreçam e fomentem a investigação científica e que tenham como objetivo o incentivo e a valorização da ciência, em todas as áreas do conhecimento. As inscrições para a terceira edição vão até 2 de julho de 2025.
A premiação é promovida pela Fundação de Amparo e Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e pelo Canal Futura, da Fundação Roberto Marinho (FRM). Neste ano, tem como tema “Um mundo melhor para todos”, que é baseado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU).
Podem participar docentes e estudantes da rede de ensino do estado de São Paulo dos anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) ou do Ensino Médio, incluindo o Ensino Médio Técnico Profissionalizante. As pesquisas devem ser realizadas por estudantes orientados pelos docentes. O edital com todas as informações está disponível aqui. Para se inscrever, é preciso acessar o site da premiação.
O Prêmio Capes Futuras Cientistas reconhece alunas, professoras e tutoras de escolas públicas estaduais de todo o Brasil por seus projetos de imersão científica, com o objetivo principal de aumentar a participação feminina nas ciências exatas. A edição 2025 recebe inscrições até o dia 17 de julho.
O reconhecimento é realizado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), autarquia vinculada ao Ministério da Educação (MEC), e o Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (Cetene) – unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
A segunda edição vai reconhecer 27 estudantes (uma por estado e Distrito Federal), assim como 27 professoras (também uma por estado e Distrito Federal). Além disso, 15 tutoras serão premiadas. O edital completo com os detalhes da premiação pode ser acessado neste link. As inscrições são realizadas aqui.