Acontece

“Percebemos em que área o aluno tem maior potencial e aprimoramos”

Novos retratos da EPT

Professor Ricardo Fernandes, mestre e doutor em energia, destaca o diferencial de uma educação holística direcionada ao estudante 

No cenário educacional de Natal, no Rio Grande do Norte, a Escola Walfredo Gurgel desempenha um papel vital ao oferecer cursos de eletrotécnica e energias renováveis, respondendo tanto às demandas dos estudantes quanto às crescentes necessidades da sociedade. Sob a expertise de um corpo docente especializado na área, os cursos técnicos ganham destaque pela qualidade e pela abordagem prática, preparando os estudantes para os desafios do setor. “Aqui no nordeste do país há um potencial muito alto no setor de energia renovável, principalmente no que diz respeito a eólica e solar”, explica o professor Ricardo Fernandes.  

Uma das características dos cursos oferecidos pela Escola Walfredo Gurgel é a ênfase nas aulas práticas. Os laboratórios proporcionam aos estudantes uma experiência próxima à realidade do mundo do trabalho, preparando-os para os desafios que encontrarão. “Isso prende a atenção do estudante, uma vez que ele já tem os primeiros contatos com os equipamentos que reproduzem da forma mais fiel possível o mecanismo que ele irá encontrar no mundo do trabalho”, reforça o professor.  

O ensino não se limita apenas ao conhecimento técnico, mas também abrange o desenvolvimento de habilidades sociais e trabalho em equipe, essenciais para uma integração eficaz no mundo profissional. Além disso, os estudantes têm uma proximidade com seus docentes que permite uma compreensão profunda de suas necessidades. “Tentamos fomentar esse desenvolvimento, principalmente no seu potencial. Não estamos ali para obrigar e sim para direcionar. Percebemos em que área esse estudante têm uma potencialidade maior e aprimoramos”, afirma.

A conscientização ambiental é uma preocupação constante nos cursos oferecidos. A necessidade mundial de preservação do meio ambiente é incorporada na formação dos estudantes, que são instigados a compreender a importância da responsabilidade ambiental na prática das profissões técnicas. “Até a própria energia renovável, para que ela possa ser renovável, existem preocupações ambientais que a gente deve levar em consideração”.

A empregabilidade dos técnicos em eletrotécnica e energias renováveis é destacada pelo professor Ricardo Fernandes. “A área é muito ampla. A possibilidade de atuação tanto do técnico em eletrotécnica quanto do técnico em energias renováveis não se limita apenas ao setor de energia de forma direta, pois tem outras áreas em que podem trabalhar de forma indireta”, diz ele, citando desde concessionárias de energia até áreas de preservação ambiental e operação de máquinas. A amplitude das possibilidades reflete a relevância e a abrangência dessas áreas no contexto atual.

Assim, a Escola Walfredo Gurgel destaca-se não apenas por fornecer educação técnica de qualidade, mas por preparar seus alunos para desafios reais, promovendo uma formação holística que une conhecimento técnico, habilidades sociais e responsabilidade ambiental. Nas palavras do professor, o diferencial da Educação Profissional e Tecnológica está nesse cuidado com o aluno. “A gente sente isso, a vontade de aprender. Como professor e educador, acabamos sendo motivados por essa vontade”.

(Depoimento dado à equipe do Itaú Educação e Trabalho, em agosto de 2023)  

Conheça outras histórias da série Novos Retratos da EPT:  
“Foi no curso técnico que me descobri e me encontrei como profissional”
"Desvendar o problema e entregar a solução é o verdadeiro processo de aprendizagem"
“Conhecimento transforma a vida e a realidade”
“Diferencial da formação, em educação profissional, está na prática” 
“Eu também sei produzir, eu também tenho força e se eu precisar de ajuda, eu posso contar com as outras meninas” 
“Ser aluno da rede pública e viajar para o exterior é mostrar que o estudo te leva muito além”