Curso online autoinstrucional capacita profissionais da educação para planejar, aplicar e sistematizar as oficinas de monitoramento e avaliação da PEEPT

O Itaú Educação e Trabalhou lançou no dia 12 de novembro, quarta-feira, a Trilha de Monitoramento e Avaliação (M&A) da Política Estadual de Educação Profissional e Tecnológica (PEEPT), na plataforma Escola Fundação Itaú. Gratuita e com carga horária de seis horas e formato autoinstrucional, o curso online foi desenvolvido para apoiar gestores, técnicos e profissionais da educação na consolidação de uma cultura de gestão baseada em evidências e na melhoria contínua da Educação Profissional e Tecnológica (EPT).
Entre os temas abordados no curso estão a importância de monitorar e avaliar a formulação e implementação da PEEPT, os fundamentos legais e diretrizes da avaliação da EPT, o uso de rubricas como ferramenta objetiva de acompanhamento, a tomada de decisão baseada em evidências e a elaboração de planos de ação para aprimoramento das políticas educacionais. O curso é estruturado no ciclo completo de M&A (Monitoramento e Avaliação): preparação, aplicação e pós-aplicação da oficina.
A formação também compartilha experiências de estados que participaram do projeto-piloto da Oficina de Monitoramento e Avaliação da PEEPT, como Mato Grosso do Sul, Piauí e Sergipe, destacando boas práticas e aprendizados na condução de processos avaliativos colaborativos. “A trilha é uma forma de reafirmar o compromisso com a qualidade, equidade e efetividade das políticas públicas de EPT nos estados”, afirma Cacau Lopes da Silva, gerente de Implementação, Pesquisa e Desenvolvimento do Itaú Educação e Trabalho. “Qualificar a implementação da PEEPT impacta na construção de um futuro promissor para a educação profissional e a inclusão produtiva de jovens brasileiros”, destaca.
Mais informações sobre a Trilha de Monitoramento e Avaliação da PEEPT podem ser acessadas na Escola Fundação Itaú.