Iniciativa mostra caminhos para inclusão produtiva e combate à vulnerabilidade
Iniciativa do Pacto Nacional pela Inclusão Produtiva das Juventudes, em alusão ao Dia Internacional da Juventude, a campanha de comunicação “Espelhos: sobre a inserção de jovens no mercado de trabalho” foi lançada no dia 12 de agosto, terça-feira, em evento que ocorreu no auditório do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), em Brasília.
A campanha foi desenvolvida com o apoio da Fundação Itaú, por meio do Itaú Educação e Trabalho, do Instituto Coca-Cola, da Fundação Grupo Volkswagen, do Instituto João Bittar e da Fundação Roberto Marinho. A sinergia entre essas e outras instituições, que são signatárias do Pacto e integram o Comitê Gestor, amplifica o alcance e o impacto da campanha, reforçando o compromisso com o desenvolvimento dos jovens brasileiros.
O objetivo é desconstruir estereótipos sobre juventude e o mundo do trabalho. Para isso, o material tem como foco dar visibilidade às potencialidades da nova geração e destacar a importância de construir pontes para a inclusão produtiva de jovens em situação de vulnerabilidade.
A distribuição do material será feita por meio da Rede Globo, Ambev e Claro.
O lançamento contou com a participação de Luiz Marinho, ministro do Trabalho e Emprego; Vinícius Pinheiro, diretor do Escritório da Organização Internacional do Trabalho (OIT) para o Brasil; Mônica Pinto, chefe de Educação do UNICEF no Brasil; e Mônica Gregori, Diretora de Impacto do Pacto Global - Rede Brasil.
Pacto Nacional pela Inclusão Produtiva das Juventudes
Lançado em 2023, o “Pacto Nacional pela Inclusão Produtiva das Juventudes: um chamado para ação” é uma iniciativa conjunta do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) – por meio da plataforma Um Milhão de Oportunidades (1MiO), da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e, como parceiro estratégico, o Pacto Global - Rede Brasil.
O Pacto Nacional articula esforços entre governo, setor privado, fundações, institutos, movimentos sociais e organizações juvenis, com objetivo de construir, até 2030, uma política pública nacional voltada à inclusão produtiva de jovens em situação de vulnerabilidade.