Plataformas on-line unem as ofertas das empresas aos perfis dos jovens que buscam inserção no mundo do trabalho
Um dos desafios das juventudes brasileiras é a empregabilidade. Em muitos casos os jovens não conseguem acessar boas posições no início da vida profissional e vivenciam períodos de subemprego, trabalhos informais ou de baixa qualidade. Esse fato acende a necessidade da integração entre educação e trabalho, ou seja, da conexão dos estudantes com as possíveis vagas que lhes garantem uma inserção digna. Algumas iniciativas nesse sentido podem servir de inspiração para os estados.
Uma delas é a plataforma CPS Carreiras, que conecta um universo de mais de 300 mil estudantes e egressos das Escolas Técnicas (Etecs) do Centro Paula Souza (CPS), em São Paulo (SP), a oportunidades de trabalho, estágios e qualificação por meio de cursos. Depois de logados, os interessados entram na seção “Oportunidades” e conseguem acessar vagas e cursos. Já as empresas parceiras que se cadastram e oferecem postos de trabalho têm acesso a um banco de dados de perfis de candidatos em potencial e contam com filtros por competências e habilidades.
O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) mantém a plataforma gratuita Contrate-me, em parceria com uma empresa de inteligência artificial que disponibiliza estágios, vagas ou trabalho autônomo. O objetivo é facilitar o acesso ao mundo do trabalho para alunos e ex-alunos da instituição, além de interessados em geral. Para isso, a ferramenta usa a inteligência artificial para combinar o perfil do candidato com a demanda da empresa, levando em conta as competências técnicas, assim como as socioemocionais. Os jovens interessados cadastram-se gratuitamente pelo site mundosenai e acessam as dezenas de vagas disponíveis.
O Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) conta com a “Vitrine de Vagas”, que permite aos jovens preencher e atualizar seus dados curriculares e filtrar oportunidades de inclusão produtiva ofertadas pelas empresas parceiras, incluindo vagas de aprendizagem e em órgãos públicos. Os interessados podem buscar por tipo de vaga, nível de ensino exigido, cidade e remuneração, entre outros filtros.