Acontece

Guia oferece roteiro para adoção de Itinerários Formativos

Estudos/Pesquisas

Projeto do Instituto Reúna com apoio do Itaú Educação e Trabalho oferece apoio a secretarias, escolas e professores 


O Brasil vive um grande desafio para colocar em prática as mudanças no ensino médio nas escolas de todo o país, a fim de levar em consideração os interesses e as necessidades das juventudes, conferindo-lhes maior protagonismo e formando-os para ter autonomia. Uma parte fundamental desse processo é a implementação dos Itinerários Formativos (IF). 

Com o objetivo de apoiar as secretarias de educação, assim como escolas e professores na elaboração, aprimoramento e implementação dos Itinerários Formativos, o Instituto Reúna lançou uma série de guias em um roteiro para o planejamento e criação dos itinerários formativos, viabilizando um catálogo de IF aplicáveis às diversidades do território e coerentes às normativas nacionais. Os guias também apoiam a elaboração de materiais de apoio aos professores e sua formação. 

Este projeto tem apoio do Itaú Educação e Trabalho, do Instituto Natura, do Instituto Sonho Grande e da Fundação Vivo Telefônica. São publicações que elencam os principais pontos a considerar até que os estudantes comecem, de fato, a seguir as opções de itinerários oferecidas pela rede.  

Os Itinerários Formativos são um conjunto de unidades curriculares desenvolvidas pelas instituições e redes de ensino que possibilitam ao estudante aprofundar seus conhecimentos e se preparar para o prosseguimento de estudos ou para o mundo do trabalho. Neles, os estudantes podem escolher situações e atividades conforme seu interesse, para aprofundar e ampliar aprendizagens em uma ou mais áreas de conhecimento e/ou na formação técnica e profissional.  

Os IF têm como objetivo aprofundar as aprendizagens relacionadas às competências gerais, consolidar a formação integral dos estudantes, desenvolvendo a autonomia necessária para que realizem seus projetos de vida, promover a incorporação de valores universais, como ética, liberdade, democracia, justiça social, pluralidade, solidariedade e sustentabilidade; e desenvolver habilidades que permitam aos estudantes ter uma visão de mundo ampla e heterogênea, tomar decisões e agir nas mais diversas situações, seja na escola, no trabalho ou na vida. 

Os IF são geralmente compostos de três partes principais: 

  • Aprofundamento Curricular, que pode ser de uma das áreas do conhecimento, de Educação Profissional e Tecnológica (EPT), integrado entre áreas ou integrado com EPT; 
  • Eletivas, que possibilitam a escolha livre dos estudantes e, portanto, experimentem novas possibilidades de formação 
  • Projeto de vida, no qual o estudante tem a oportunidade de dialogar sobre suas expectativas de presente, de futuro, seja sobre seus objetivos profissionais ou então pessoais e de atuação cidadã em sua comunidade ou sociedade, de forma mais ampla. 

Os guias do Instituto Reúna para implementação dos IF são divididos em três volumes: O primeiro trata das fases de planejamento, estudos e diagnósticos para os IF; o segundo aborda as etapas de definição de arquitetura, catálogo de IF e materiais de apoio ao professor; e o terceiro trata das etapas de formação continuada de educadores para os IF e sua implementação. 

Os guias estão disponíveis na plataforma Tecendo Itinerários, que oferece materiais de apoio, pesquisas, guias, ementas de itinerários, bem como sugestões de práticas pedagógicas para a implementação dos aprofundamentos curriculares dos itinerários formativos do Ensino Médio. Neste espaço, o Instituto Reúna disponibiliza materiais que apoiam a construção e implementação dos itinerários formativos do ponto de vista dos pilares de coerência sistêmica: currículo, formação, material didático e avaliação.  

Clique aqui para acessar os guias