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Ferramenta mede as competências gerais para o mundo do trabalho

Mundo do trabalho
Ferramenta
Observatório da EPT
Inclusão produtiva

O objetivo é que os jovens avaliem o quanto estão preparados para ingressar na etapa profissional

Competências socioemocionais para o mundo do trabalho são fundamentais para as juventudes atuais. Habilidades comportamentais e relacionais, como inteligência emocional, agilidade no aprendizado, flexibilidade e adaptabilidade e facilidade em trabalho em equipe, são necessárias para que os jovens consigam atingir seus objetivos, irem atrás de suas escolhas profissionais, e, consequentemente, de seus sonhos e desejos.  

É o que confirma a pesquisa “Inclusão Produtiva de Jovens com ensino médio e técnico: experiências de quem contrata", da Fundação Roberto Marinho, Itaú Educação e Trabalho e Fundação Arymax, desenvolvida pelo Plano CDE, ao afirmar que as competências socioemocionais são apontadas como a principal característica obrigatória ao avaliar currículos para cargos de nível médio e/ou técnico nas empresas, seguida das competências técnicas.  

Uma ferramenta disponível no Observatório da EPT permite que os jovens conheçam e avaliem o seu preparo para ingressar na etapa profissional, por meio de um teste de três etapas.  

A primeira dimensão da avaliação é a maturidade e a prontidão para ingressar no mundo do trabalho. As questões são sobre o processo de amadurecimento dos indivíduos, de descoberta de qualidades e fraquezas, de motivações e de tomada de decisão para sua entrada no universo produtivo. 

A segunda é a dimensão de empregabilidade e a prontidão para buscar, conquistar e manter um trabalho. Esta etapa está relacionada às competências para realizar tarefas compatíveis com a formação do indivíduo, entender regras, códigos e funcionamento do mundo corporativo, bem como lidar com o inesperado (frustrações, estresse e situações não previstas). 

Já a terceira é sobre propósito e a prontidão para se realizar e se desenvolver no mundo do trabalho. É referente à fixação de objetivos de longo prazo, perseguição de metas e realização profissional, além de aprendizado com experiências vividas e capacidade de se adaptar a diferentes contextos no universo do trabalho. 

Ao final do teste, o jovem obterá um relatório quantitativo e qualitativo sobre as competências gerais para o mundo do trabalho.  

A ferramenta é desenvolvida pelo Laboratório de Estudos e Pesquisas em Economia Social (LEPES) da Universidade de São Paulo (USP) de Ribeirão Preto em parceria com o Itaú Educação e Trabalho (IET).