Acontece

Ferramenta apoia estados na implementação de currículo em tecnologia

Aprendizagem Centrada no Aluno
Diretrizes Curriculares
Educação Profissional Tecnológica Emancipatória
Ensino Técnico
EPT
Mundo do trabalho
Observatório EPT

Observatório da EPT oferece gratuitamente formações sobre o itinerário formativo de educação profissional e tecnológica
 


A implementação de um currículo voltado à formação de estudantes para o mundo do trabalho e para a vida em sociedade por meio da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) muitas vezes é um desafio para os estados brasileiros. A fim de facilitar este processo, o Observatório da EPT disponibiliza um curso para preparar técnicos de todo o país a adotarem um currículo de ensino profissional  com foco específico em tecnologia e computação.

Essa ferramenta é um curso autoinstrucional destinado a técnicos das Secretarias de Educação para implementação do Currículo de Referência para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Tecnologia e Computação. 

Clique aqui para acessar a ferramenta

O curso foi desenvolvido pelo Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB), que busca promover a cultura de inovação na educação pública brasileira, em parceria com o Itaú Educação e Trabalho. E está acessível no Observatório da EPT, uma iniciativa do Itaú Educação e Trabalho,  que concentra informações e dados sobre educação profissional, disponível para qualquer interessado no assunto.

O curso é apresentado como um jogo, em que o participante tem uma série de missões para conhecer a estrutura do currículo e vai avançando para elaborar um plano de implementação em sua rede de ensino. Ao longo das missões propostas, é possível conhecer e compreender a estrutura desse currículo, aprendendo a elaborar um plano de implementação para articular na sua rede de ensino.

Esta jornada de implementação do currículo tem cinco fases. Começa com o aprofundamento sobre o Currículo de Referência, segue para indicações de como fazer um diagnóstico, vai à proposta de oferta na rede de ensino, à exploração da formação docente e tem como ponto de chegada o plano de implementação

A ferramenta também oferece acesso ao documento completo do Currículo de Referência para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Tecnologia e Computação. Essa publicação é resultado de pesquisa em currículos internacionais de referência. Ele também busca contribuir com formação de cidadãos e cidadãs com visão sustentável sobre as dimensões econômica, ambiental e social do trabalho com as tecnologias, especialmente, a computação.

O currículo de referência traz inovações, caminhos e flexibilidade que contribuem com o planejamento pedagógico. Conta ainda com conteúdo programático que sintetiza temas atuais e avanços recentes na área de tecnologia. 

No contexto do mundo do trabalho e das especificidades das áreas de tecnologia e computação, o currículo atende a uma necessidade real do segmento. Conforme dados apontados pela Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), em 2019 a área de TIC empregava 873 mil de profissionais, 27 mil a mais que no ano anterior.