Acontece

Ferramenta apoia estados na implementação de currículo em tecnologia

Institucional

Observatório da EPT oferece gratuitamente formações sobre o itinerário formativo de educação profissional e tecnológica
 


A implementação de um currículo voltado à formação de estudantes para o mundo do trabalho e para a vida em sociedade por meio da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) muitas vezes é um desafio para os estados brasileiros. A fim de facilitar este processo, o Observatório da EPT disponibiliza um curso para preparar técnicos de todo o país a adotarem um currículo de ensino profissional  com foco específico em tecnologia e computação.

Essa ferramenta é um curso autoinstrucional destinado a técnicos das Secretarias de Educação para implementação do Currículo de Referência para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Tecnologia e Computação. 

Clique aqui para acessar a ferramenta

O curso foi desenvolvido pelo Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB), que busca promover a cultura de inovação na educação pública brasileira, em parceria com o Itaú Educação e Trabalho. E está acessível no Observatório da EPT, uma iniciativa do Itaú Educação e Trabalho,  que concentra informações e dados sobre educação profissional, disponível para qualquer interessado no assunto.

O curso é apresentado como um jogo, em que o participante tem uma série de missões para conhecer a estrutura do currículo e vai avançando para elaborar um plano de implementação em sua rede de ensino. Ao longo das missões propostas, é possível conhecer e compreender a estrutura desse currículo, aprendendo a elaborar um plano de implementação para articular na sua rede de ensino.

Esta jornada de implementação do currículo tem cinco fases. Começa com o aprofundamento sobre o Currículo de Referência, segue para indicações de como fazer um diagnóstico, vai à proposta de oferta na rede de ensino, à exploração da formação docente e tem como ponto de chegada o plano de implementação

A ferramenta também oferece acesso ao documento completo do Currículo de Referência para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Tecnologia e Computação. Essa publicação é resultado de pesquisa em currículos internacionais de referência. Ele também busca contribuir com formação de cidadãos e cidadãs com visão sustentável sobre as dimensões econômica, ambiental e social do trabalho com as tecnologias, especialmente, a computação.

O currículo de referência traz inovações, caminhos e flexibilidade que contribuem com o planejamento pedagógico. Conta ainda com conteúdo programático que sintetiza temas atuais e avanços recentes na área de tecnologia. 

No contexto do mundo do trabalho e das especificidades das áreas de tecnologia e computação, o currículo atende a uma necessidade real do segmento. Conforme dados apontados pela Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), em 2019 a área de TIC empregava 873 mil de profissionais, 27 mil a mais que no ano anterior.