Acontece

Evento apresenta pesquisa inédita sobre as experiências de quem contrata jovens

Eventos

Estudo ouviu mais de 800 gestores de empresas de todo o país

A pesquisa “Inclusão produtiva de jovens com Ensino Médio e Técnico: experiências de quem contrata” busca mapear e entender a percepção das empresas no Brasil sobre a contratação de egressos do ensino médio e técnico-profissional. O estudo é uma iniciativa do Itaú Educação e Trabalho (IET), da Fundação Roberto Marinho e da Fundação Arymax e foi desenvolvido pelo Plano CDE.

Os principais destaques da pesquisa serão apresentados em um evento virtual no dia 15 de março, às 10h, que poderá ser acompanhado via Linkedin da Fundação Roberto Marinho

Com mediação da jornalista Mariana Aldano, o debate contará com a presença da presidente do Conselho Nacional de Educação, Maria Helena Guimarães; a deputada federal Tabata Amaral; o especialista em políticas de emprego da Organização Internacional do Trabalho Aguinaldo Maciente; o professor do Insper, Sérgio Firpo; e o CEO da Accenture, Leonardo Framil.

Para as organizações que viabilizaram a realização do estudo, os dados serão importantes insumos para o desenvolvimento e aprimoramento de iniciativas voltadas à educação técnica e profissional, já que a visão e a participação do setor produtivo são essenciais nesse processo.

“A educação profissional e tecnológica propicia ao jovem uma formação ampla e adequada para inseri-lo no mundo do trabalho de forma digna, além de estimular a sequência de estudos ao longo da sua vida. Para fortalecer essa importante ferramenta de desenvolvimento socioeconômico, é fundamental termos dados e esforços de todas as frentes da sociedade, incluindo o setor produtivo, para ampliar a oferta e a qualidade da aprendizagem profissional no país”, avalia Ana Inoue, superintendente do IET. 

A pesquisa foi realizada a partir de três metodologias: análise de dados secundários, aplicação de questionário em empresas e entrevistas em profundidade com gestores de recursos humanos. Os dados secundários foram extraídos da PNAD e da RAIS/Caged, de 2019, para obter um panorama do mundo do trabalho dos jovens de 18 a 27 anos oriundos do ensino médio e do técnico. Os questionários foram aplicados em 802 empresas distribuídas em todas as regiões do País, nos setores da indústria, comércio e serviços, considerando todos os portes de companhias. As entrevistas qualitativas foram realizadas com duas empresas/entidades de RH, duas associações de cooperativas e cinco gestores de RH de empresas de grande porte.