Acontece

Escola e Universidade oferecem oportunidade de formação contínua para jovens no setor cacaueiro

EPT
Juventudes
Mundo do trabalho
Itaú Educação e Trabalho
Ensino Fundamental
Ensino Técnico

Workshop no Sul da Bahia apresenta iniciativa pioneira para contribuir com a jornada profissional dos estudantes da área

 


A fim de ampliar a possibilidade dos jovens estudantes do Sul da Bahia para a continuidade dos estudos no setor cacaueiro, em diferentes níveis, da educação básica ao ensino superior, o Centro Estadual de Educação do Chocolate Nelson Schaun (CEEP do Chocolate), em Ilhéus (BA), realizou nesta semana a segunda edição do “Workshop da Educação Básica ao Ensino Superior”. O evento apresentou aos estudantes o Itinerário Contínuo no setor cacaueiro, um projeto que é fruto de parceria entre o CEEP do Chocolate Nelson Schaun e a Universidade Federal do Sul da Bahia, com apoio do Itaú Educação e Trabalho.

O workshop foi dedicado à troca entre os professores do curso técnico, do tecnológico e o setor produtivo local, com ênfase nos pequenos produtores da região, e os estudantes participantes. No evento, os estudantes do curso técnico de agroindústria, produção de cacau e derivados e alunos do Ensino Médio tiveram acesso a informações sobre o que é o itinerário contínuo, experiências de egressos da UFSB, preparo para o ENEM, além de acompanharem apresentações e atividades práticas sobre o plantio de cacau e a produção de chocolate.  

A coordenadora pedagógica da Secretaria de Educação da Bahia, Jaqueline Pereira Vieira, presente no workshop, destacou o processo de construção do itinerário contínuo. “É uma satisfação estar aqui hoje e ver o fruto deste trabalho. São vocês (estudantes do curso técnico) que vão nos dar a resposta sobre este itinerário para que a gente possa oferecer outras oportunidades para eles no ensino superior”, relatou durante a abertura do evento.

“O workshop foi muito interessante. A gente pode aprofundar o conhecimento sobre o itinerário contínuo e como acessar a Universidade”, relatou Lívia Brito, estudante do terceiro ano do ensino médio e do curso técnico de agroindústria e com foco em cacau e chocolate.

A coordenadora pedagógica da Secretaria de Educação da Bahia, Jaqueline Pereira Vieira

Assim como Lívia, que sonha com o ingresso no ensino superior, os demais estudantes puderam ouvir o representante da Universidade Federal do Sul da Bahia no evento, Francesco Lancelotti, pró-reitor da Universidade Federal do Sul da Bahia, que compartilhou as formas de acesso ao ensino superior e incentivou os estudantes para a continuidade dos estudos. “Vocês (estudantes) têm a oportunidade de sair daqui com muitas oportunidades no mercado e de continuidade de formação. Estamos esperando vocês na Universidade”, incentivou o pró-reitor.

Esta é uma iniciativa pioneira que visa contribuir com a jornada dos jovens em formação que ingressaram ou pretendem ingressar ou empreender no setor da cadeia produtiva do cacau. Além das informações sobre a iniciativa, a programação conta com painéis e oficinas para formação dos estudantes da escola.

Estudante pode continuar formação na universidade

O Itinerário Contínuo é uma oportunidade para que jovens com nível técnico médio na área sigam os estudos no ensino superior por meio de progressão curricular, para dar continuidade à carreira e formação na área de maneira otimizada. Para isso, o currículo do curso técnico de agroindústria do CEEP do Chocolate foi atualizado para que, após sua conclusão, o estudante possa prosseguir para curso superior de tecnologia recém-criado na Universidade Federal do Sul da Bahia na mesma área, em Produção de Cacau e Chocolate.

A estudante Lívia Brito, do terceiro ano do ensino médio e do curso técnico de agroindústria e com foco em cacau e chocolate

“O Itinerário Contínuo no setor da cadeia produtiva do cacau é uma oportunidade valiosa para os jovens da região, que terão reconhecidos os saberes adquiridos no nível técnico e, portanto, concluirão com maior celeridade uma nova etapa de formação na área. Esse trabalho conjunto entre o CEEP do Chocolate e a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) se tornará referência para mais redes de ensino ao estimular a continuidade da formação profissional dos jovens”, avalia Cacau Lopes da Silva, gerente de implementação do Itaú Educação e Trabalho.