Acontece

EPT é a modalidade mais bem avaliada da educação no Brasil

Estudos/Pesquisas

Pesquisa aponta que 83% dos brasileiros acreditam ser mais fácil conseguir um emprego com um curso técnico 

Uma pesquisa realizada em todo o Brasil indicou que a Educação Profissional e Tecnológica (EPT) é vista como uma modalidade de ensino importante para a entrada de jovens no mundo do trabalho. Segundo o estudo, mais de oito a cada dez brasileiros acreditam que ter uma formação técnica e profissionalizante ajuda a conseguir um emprego.

O dado faz parte dos resultados da pesquisa Educação e Opinião Pública, realizada pelo Instituto FSB Pesquisa e pela Confederação Nacional da Indústria, que avaliou a percepção das pessoas sobre educação com entrevistas com 2.007 jovens e adultos a partir de 16 anos em todos os estados do país.

Segundo a pesquisa, a EPT é a modalidade mais bem avaliada no sistema educacional brasileiro. Ela mostra que a formação técnica é recomendada por 91% dos brasileiros — e, entre quem faz/fez curso técnico, a recomendação sobe para 97%. 

O estudo mostra que 83% dos entrevistados concordam que é mais fácil conseguir um emprego com um curso técnico/profissionalizante. Além disso, 81% dos brasileiros acham que os cursos deste tipo permitem concorrer a uma oferta maior de vagas de emprego, e 79% acham que cursos técnicos permitem um ingresso mais rápido no mundo do trabalho.

Alguns dos motivos para essa avaliação positiva são que 69% dos entrevistados acreditam que cursos técnicos estão mais alinhados ao mundo do trabalho, e 55% acham que os cursos técnicos são mais atualizados e tecnológicos do que outras modalidades.

Os cursos técnicos mais recomendados pelos entrevistados são informática, enfermagem, tecnologia da informação, administrativo, eletrotécnica, mecânica, saúde, edificações, finanças/contabilidade e agronomia.

Ao avaliar a qualidade da educação no Brasil, o ensino técnico e profissionalizante foi o que teve melhor resultado para os entrevistados. No total 58% classificaram este tipo de formação como bom ou ótimo. Em seguida, aparecem as creches (56% bom ou ótimo), o ensino superior (53% bom ou ótimo), a pós-graduação (51% bom ou ótimo), o ensino fundamental (47% bom ou ótimo), a alfabetização (47% bom ou ótimo) e, por último, o ensino médio (45% bom ou ótimo).

Enquanto a EPT tem uma percepção positiva entre a população, de forma geral, a educação pública brasileira não é muito bem avaliada. Apenas 30% dos entrevistados disseram que a educação pública é boa ou ótima, 44% acreditam que ela é regular e 23% acham ela ruim ou péssima e o restante não sabe ou não respondeu (NS/NR). Já a educação privada é boa ou ótima para 50% dos entrevistados, regular para 31% e ruim ou péssima para 8%, e o restante NS/NR.

De acordo com a pesquisa, apenas 14% das pessoas acham que os jovens brasileiros no ensino médio estão bem preparados para o mundo do trabalho. 

A pesquisa tem margem de erro de dois pontos percentuais e intervalo de confiança de 95%. As entrevistas foram conduzidas entre 8 e 12 de dezembro de 2022.