Acontece

Cursos on-line e gratuitos proporcionam estudos nas férias

Capacitação

Plataformas têm formações de curta duração e autoformativos em áreas variadas para desenvolvimento pessoal e profissional

As férias escolares podem ser uma oportunidade para os jovens e os docentes fazerem cursos on-line, gratuitos e autoformativos do seu interesse a fim de complementarem a formação. Cinco plataformas que oferecem cursos de graça e remotamente em diversas áreas estão compiladas a seguir.

A plataforma Aprenda Mais, mantida pelo Ministério da Educação (MEC), tem uma vasta lista de cursos criados pela Rede Federal, com atualização que costuma ser mensal. As dezenas de formações estão divididas entre as seguintes áreas: ambiente e saúde; ciências exatas; ciências humanas; educação; gestão e negócios; idiomas, línguas e literatura; informação e comunicação; infraestrutura; produção alimentícia; produção cultural e design; recursos naturais; segurança; turismo, hospitalidade e lazer.

A Fundação Getulio Vargas tem cursos remotos voltados a todos os interessados sobre administração pública; direito; economia e finanças; educação e humanidades; estratégia e negócios; gestão de setores específicos; liderança e pessoas; marketing e vendas; relações internacionais; e tecnologia e ciência de dados.

A Orango, plataforma de cursos do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), traz várias formações em temas diversos e muito voltados para os jovens. São eles: audiovisual; comportamento; criatividade; design; empreendedorismo; eventos; games; gastronomia; inovação; inteligência artificial; marketing; moda; negócios; projetos; e turismo.

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-SP) dispõe de cursos livres de qualificação profissional de curta duração e tem algumas opções na modalidade de ensino a distância (EAD). O foco são as áreas da indústria, que incluem desde gestão até economia circular, passando por alimentos e tecelagem.

A Escola Fundação Itaú oferta cerca de 150 cursos autoformativos sobre arte, cultura e educação, sendo alguns deles interdisciplinares. Os conteúdos são voltados principalmente para docentes e gestores públicos, e o aprendizado ocorre a partir de vídeos, textos, podcasts, infográficos e testes. Algumas formações são mais voltadas a temas de interesse das  juventudes, em cursos como conceitos e fundamentos de streaming; streaming na prática; e histórias do Brasil e das artes.