Especialistas e jovens refletem sobre maneiras de incluir essa parcela da população de forma adequada no Brasil

A inclusão produtiva digna das juventudes é um dos principais desafios do Brasil. Entretanto, só no segundo trimestre de 2025, segundo o Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), 8,9 milhões de jovens de 14 a 29 anos estavam sem trabalho e sem estudar, o que representa 17,9% do total dessa faixa etária no país. Na prática significa que quase 18 jovens a cada 100 estavam sem ocupação e fora da escola.
A fim de discutir o assunto e suas possíveis soluções, alguns podcasts contam com análises de especialistas, integrantes de governo e educadores e com testemunhos de jovens. Sete sugestões estão listadas a seguir.
A série de quatro episódios do podcast “Trabalho e Juventudes”, do Itaú Educação e Trabalho, dedica-se a análises das transformações no mundo do trabalho, perspectivas dos jovens e possibilidades de formação atual adequada. Para isso, apresenta conversas com educadores, representantes do setor produtivo e de governo e estudantes. O acesso é por este link.
O podcast “Desvendado Evidências”, do Canal Futura, tem duas temporadas e, na segunda, de novembro de 2025, aborda o problema das juventudes fora da escola. Representantes do governo e do terceiro setor discutem formas de reaproximar os jovens dos estudos para alcançar uma formação mais adequada para o mundo produtivo. Os episódios estão disponíveis aqui.
A Generation, rede global de formação para o trabalho, oferece a série de podcasts “GenCast”. Seis episódios trazem conversas com representantes do terceiro setor e do universo corporativo sobre temas como os desafios da inclusão produtiva na atualidade, o futuro do trabalho e o papel das grandes empresas na inserção de jovens. Os episódios estão aqui.
O podcast “É sobre Educação”, uma produção do Estadão Blue Studio, em parceria com o Sesi-SP (Serviço Social da Indústria de São Paulo), sobre educação básica no Brasil, dedicou um episódio aos jovens que estão sem estudar e sem trabalhar e apontou caminhos para mudar esse cenário. Participou das discussões Rita Carmona Leite, gerente de implementação do Itaú Educação e Trabalho. É possível acessar o episódio aqui.
O podcast “IHU Cast”, do Instituto Humanitas Unisinos (IHU), ligado à Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), que debate questões da atualidade, reservou um episódio ao desemprego, digitalização e precarização do mercado de trabalho juvenil. A contribuição dos especialistas pode ser acessada aqui.
O Observatório do Terceiro Setor dispõe de um episódio do podcast “Perspectiva”, que discute ações para qualificação, geração de renda e inclusão produtiva de jovens no mundo do trabalho no Brasil. A conversa está disponível neste link.
A Oxfam Brasil criou o podcast “Rádio Juv”, que, embora datado pela pandemia de coronavírus, oferece, em nove episódios, discussões relevantes sobre os direitos das juventudes, abordando assuntos como mundo do trabalho e inclusão de meninas e de jovens de regiões periféricas. O material está disponível aqui.