Para mobilizar o setor produtivo, foi realizado nesta terça-feira (15/02) um webinário sobre o Bahia Aprendiz, iniciativa da Secretaria de Educação do Estado da Bahia em parceria com o Itaú Educação e Trabalho (IET), a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE) do Governo do Estado da Bahia e a Subsecretaria de Inspeção do Trabalho (SIT).
Na abertura do evento, a Superintendente do IET, Ana Inoue, destacou a importância da aproximação entre diversas entidades públicas para a viabilização do programa. “Essa iniciativa é exemplar. Teve início numa parceria muito potente, que parece simples, mas não é trivial. É um modelo para o Brasil. E essa parceria deu certo, porque houve um compromisso genuíno de todos os parceiros, que tiveram foco sobre o jovem”, declarou.
Inoue também apresentou dados de uma pesquisa realizada com os 108 estudantes que participaram da primeira turma do programa em 2021. “Eles passaram a ter mais motivação, as aulas passaram a ter mais diálogo com a realidade, os professores estiveram mais presentes na formação e os estudantes, mais felizes e participativos. O resultado é que 97% deles apontam que recomendariam o programa”, comemorou.
O webinário também contou com a participação da Coordenadora da Atividade de Fiscalização da Aprendizagem e Auditora-fiscal do Trabalho, Tais Lisboa, que explicou todas as particularidades da legislação de Aprendizagem Profissional e as especificidades dos contratos para as empresas.
Já Wendell Machado, Diretor de Empreendedorismo, Inovação e Institucionalização da Superintendência da Educação Profissional e Tecnológica (SUPROT), apresentou todas as etapas que uma empresa deve percorrer para contratar aprendizes no programa. “Lembrando que todas as ações vinculadas à Secretaria de Educação não têm nenhum custo para a empresa, é 100% gratuito”, ressaltou.
As empresas interessadas em participar ainda este ano, devem, primeiro, contatar a Secretaria (por meio do e-mail: suprot.estagio@enova.educacao.ba.gov.br) e agendar uma reunião de alinhamento. Uma vez aprovada para participar do programa, a empresa recebe os currículos dos aprendizes disponíveis e realiza seu processo seletivo. Então, assina a carteira de trabalho dos aprendizes selecionados, que terão sua contratação efetivada em 1º de março. Em 7 de março, tem início a formação teórica e a colaboração nas atividades formativas.
Para ficar por dentro de todos os detalhes do Bahia Aprendiz, assista ao webinário, que está disponível na íntegra no canal da Secretaria de Educação da Bahia no Youtube.