Acontece

Associação de Jornalistas de Educação divulga guia sobre educação profissional

EPT
Educação Profissional Tecnológica Emancipatória
Ensino Técnico
Imprensa
Juventudes
Mundo do trabalho
Políticas públicas

Material elaborado pela Jeduca traz subsídios para contribuir com o trabalho de cobertura da imprensa sobre educação profissionalizante em todo o país 

Pessoa sentada em frente a computador

Descrição gerada automaticamente com confiança média


 A fim de ajudar a promover o debate público sobre a Educação Profissional e Tecnológica (EPT), a Jeduca, associação criada por jornalistas que cobrem a área de educação no Brasil, publicou um guia para oferecer subsídios para uma cobertura jornalística qualificada e ampla sobre o tema. 

Entre os desafios que se colocam para o Brasil nesse campo está a ampliação do acesso à EPT. Para isso, é indispensável a atenção do governo e da sociedade para ofertar esta modalidade capaz de oferecer ao jovem uma formação que propicie uma trajetória de vida conectada ao mundo do trabalho de maneira digna.

Miniguia Jeduca "Educação profissional: Desafios e possibilidades de cobertura"

O miniguia tem 26 páginas e apresenta um panorama amplo sobre a EPT. Trata da história e das leis relacionadas a esta modalidade, oferece detalhes sobre os cursos oferecidos no nível médio e no superior e apresenta os números relacionados a este tipo de formação no país. Ele também detalha as experiências já em desenvolvimento em diferentes estados do Brasil e compara o país com o cenário internacional. Em seguida, o guia discute as diferentes formas de financiamento da EPT no Brasil. 

Com foco na cobertura jornalística, o material sugere ideias de pautas e pontos de atenção para a cobertura da imprensa, além de indicar possíveis fontes a serem ouvidas pelos repórteres que escrevem sobre o tema.

O miniguia foi elaborado pela Jeduca a partir do conteúdo de uma oficina apresentada em novembro de 2022 pela editora da associação, Marta Avancini. Entre as principais dicas de pautas e pontos de atenção para a cobertura sobre o tema, o material sugere acompanhar processos de implementação, características, financiamento de políticas e programas para expansão da oferta de EPT em níveis federal e estadual, monitorar os recursos disponíveis e execução orçamentária da rede de institutos federais e de programas do Ministério da Educação em parceria com estados e municípios e avaliar a qualidade da oferta da EPT no âmbito do Novo Ensino Médio (infraestrutura, professores em número suficiente etc.).

O material recomenda, ainda, a cobertura da EPT como alternativa de continuidade de estudos e formação para jovens que não estudam, nem trabalham ou para aqueles que concluíram o ensino médio e não ingressam na educação superior.

Clique aqui para baixar o miniguia e aqui para assistir à oficina da Jeduca.