Acontece

Ana Inoue: Valorizar juventudes ajuda a romper com retrocessos

Ana inoue
A importância da Educação Profissional na retomada econômica
Competências Técnicas
Diretrizes Curriculares
Educação Profissional e Tecnológica
Ensino Técnico
EPT
Imprensa
Políticas públicas

Em artigo, a superintendente do Itaú Educação e Trabalho defende a Educação Profissional e Tecnológica para dar oportunidades aos jovens

O Brasil entrou em um novo ciclo da sua vida política neste ano com a posse presidencial contemplando o povo brasileiro e a valorização dos jovens pelo novo governo e ministros. “Temos que aproveitar este momento e a oportunidade que este governo sinaliza para promover as juventudes e conduzi-las à vida adulta com prosperidade, boas condições de desenvolvimento e oportunidades.” O argumento é apresentado pela superintendente do Itaú Educação e Trabalho, Ana Inoue, em artigo publicado no dia 18 de janeiro na coluna mensal no jornal Valor Econômico, com o título “Novos ventos para as juventudes do país”.

Ana Inoue afirma no texto que o momento é apropriado para o país, pois os jovens são, ainda, a maioria na pirâmide populacional. “Temos 50 milhões de jovens brasileiros, número superior à quantidade de idosos, o que nos dá a vantagem do bônus demográfico. Imaginem estes jovens engajados em seu próprio desenvolvimento pessoal e profissional e, consequentemente, com o progresso do país”, diz.

Segundo Inoue, uma das formas de materializar essas oportunidades para as juventudes brasileiras é a construção de políticas públicas como a Política Nacional de Educação Profissional e Tecnológica. “Este momento é bastante apropriado para abrir uma discussão que leve à construção dessa política, imprescindível para dar as diretrizes e fortalecer a EPT (Educação Profissional e Tecnológica), modalidade de ensino que, embarcada no século XXI, forma o estudante para um futuro e um mundo em constante mudança, estimula a continuidade do aprendizado, insere o jovem no mundo do trabalho com dignidade e transforma vidas.”

Clique aqui para ler o artigo completo.