Superintendente do Itaú Educação e Trabalho defende a inovação em políticas públicas para dar conta dos desafios em 2023 e destaca EJATEC
Os jovens foram afetados pela pandemia de diferentes formas e muitos acabaram desistindo da escola para trabalhar e buscar algum sustento para eles e suas famílias. Em um cenário assim, é fundamental que os governantes eleitos inovem nas políticas públicas para atender a essa população, a exemplo da conexão entre a Educação de Jovens e Adultos (EJA) com a Educação Profissional e Tecnológica, a chamada EJATEC. Esta é uma oportunidade estratégica para atrair o jovem que evadiu para concluir o ensino médio, aliando formação geral e profissional. Estas são as reflexões colocadas para o debate pela superintendente do Itaú Educação e Trabalho, Ana Inoue, em artigo publicado no dia 21 de dezembro no jornal Valor Econômico, com o título “Fazer ainda mais”.
Ana Inoue afirma no texto que a cara da EJA mudou, e não se refere mais apenas à alfabetização de adultos e idosos. "Diferentemente dos anos 1990, em que a EJA foi dedicada, principalmente, à alfabetização de adultos e idosos, essa modalidade de ensino hoje é formada em sua maioria por jovens estudantes, que buscam retomar os estudos por entender a importância da educação para dar novos rumos às suas vidas”, escreveu ela. “Alguns estados já entenderam e uniram ao currículo da EJA a formação profissional, essencial para atrelar o conhecimento geral a uma possibilidade de atuação no campo profissional, tornando a modalidade mais atrativa para quem já foi obrigado, inclusive, a se aventurar pelo mundo do trabalho, muitas vezes de forma não digna, em subempregos", diz no texto.
Inoue explica, ainda, que o Plano Nacional de Educação (PNE) tem como meta que 25% das matrículas da Educação de Jovens e Adultos estejam integradas à Educação Profissional e Tecnológica até 2024, "A EJATEC enxerga o aluno com todas as suas especificidades, considerando a realidade em que está inserido, o momento de sua vida, os desafios e o acúmulo de conhecimento adquirido em suas trajetórias pessoais e profissionais."
Clique aqui para ler o artigo completo.