Publicações

Educação Profissional e Tecnológica Emancipatória: Juventudes e Trabalho

Resenha

Entre todos os desafios enfrentados pela educação brasileira, o segmento do ensino médio é, sem dúvida, o mais instigante.

Além dos principais indicadores teimosamente estagnados ao longo da última década, a faixa de público atendida por essa etapa é estratégica para o país por ser um momento crucial na formação do indivíduo. Uma intervenção bem-sucedida nessa época da vida pode impactar positivamente o destino dos jovens e de toda a nação.

A reforma do ensino médio, expressa na Lei no 13.415/2017, promoveu alterações significativas na Lei de Diretrizes e Bases (no 9.394/1996) em vigor anteriormente. Essa mudança na lei favorece o desenvolvimento integral dos jovens ao propor um ensino mais moderno que contempla a formulação de um projeto de vida, amplia a carga horária, incentiva a educação de tempo integral, permite que os jovens escolham diferentes itinerários formativos e levam a formação profissional para o currículo do ensino médio, dando ao jovem condições tanto para o prosseguimento de seus estudos, quanto para a inserção no mundo do trabalho.

Neste livro, o leitor terá acesso ao conceito e à intenção de uma modalidade de ensino que precisa formar o estudante para um futuro em constante mudança e provocar o desejo de seguir aprendendo em todas as etapas da vida. Os capítulos que se seguem buscam romper com a falsa oposição entre formação técnica e acadêmica. Falam de um caminho que integra educação e trabalho, formação técnica e acadêmica, ensino técnico de nível médio com ensino superior em torno do desenvolvimento profissional integral do jovem. Destacam tanto a necessidade de ampliação das possibilidades de inserção no mundo do trabalho, como de continuidade na formação profissional de cada um.

Ficha técnica

Educação Profissional e Tecnológica Emancipatória: Juventudes e Trabalho. Itaú Educação e Trabalho e Fundação Itaú para a Educação e Cultura. São Paulo: 2020.