Acontece

Questionário avalia se os jovens estão preparados para o mundo do trabalho

Mundo do trabalho

Estudo busca compreender como a passagem do jovem estudante para o mundo do trabalho acontece de maneira efetiva


Iniciativa pioneira busca compreender como a transição do jovem estudante para o mundo do trabalho acontece efetivamente. Esse estudo preenche uma lacuna nas dimensões de avaliação da educação básica, trazendo a importância da formação para o trabalho, como prevê a LDB. Os participantes da pesquisa terão a oportunidade de conhecer melhor como estão suas competências para o mundo do trabalho e pontos para aprimorar ao longo da vida. Os resultados serão importantes para a criação de uma escala nacional para o instrumento de avaliação criado por pesquisadores da USP de Ribeirão Preto.

Apesar de a escolaridade do brasileiro estar aumentando, estudos indicam que a remuneração e a produtividade da força de trabalho não acompanharam esse crescimento. No primeiro trimestre de 2022, aproximadamente 12% da população entre 14 e 60 anos não estava inserida no mercado de trabalho, e o desemprego de jovens de 18 a 24 anos é significativamente maior, chegando a 25,7%, segundo a PNAD. E esse contexto é ainda pior para quem busca pelo primeiro emprego.
A fim de entender melhor estes desafios, o Itaú Educação e Trabalho, o Instituto Natura e a Oppen Social formaram uma parceria com o Laboratório de Estudos e Pesquisas em Economia Social da USP (LEPES) para mensurar e diagnosticar o preparo dos jovens para o mundo do trabalho. 

O estudo se dá por meio de um questionário para monitorar a prontidão dos jovens para o mundo do trabalho em todo o país. Os objetivos são identificar o quanto os jovens estão prontos para inserção e permanência no mundo do trabalho e produzir indicadores para auxiliar no monitoramento contínuo, bem como ajudar a definir estratégias e políticas educacionais que contribuam para a inserção e continuidade dos jovens no mercado de trabalho.

Os pesquisadores já estão entrando em contato com os participantes e pretendem captar a opinião de 5 mil jovens, de 18 a 23 anos, em todo o país para compreender como a passagem do jovem estudante para o mundo do trabalho acontece de maneira efetiva.

]O questionário está estruturado sobre três perguntas-chave: O que significa estar pronto para participar do mundo do trabalho? O que significa estar pronto para conseguir uma colocação compatível com sua formação, e mantê-la? E o que significa estar pronto para fazer um planejamento de carreira e conseguir realização profissional? 

A partir dessas questões, o estudo pretende discutir conceitos como a maturidade, a empregabilidade e o propósito no mundo do trabalho, sendo uma iniciativa fundamental para a normatização de um instrumento de medição abrangente que poderá ser adotado em todo o Brasil para indicar a prontidão dos jovens para inserção profissional.

Além de ajudar a entender o quanto a juventude brasileira está pronta para o mundo do trabalho, os jovens que participarem do estudo poderão receber resultados individuais sobre suas respostas ao questionário. Isso vai ajudá-los a identificar os seus pontos fortes e saber quais aspectos precisam ser desenvolvidos no sentido de estar mais preparado para inserir-se e permanecer atuante na jornada profissional.