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Como contratar e formar docentes para a educação profissionalizante no Ensino Médio?

Guia mostra possíveis caminhos de contratação de professores para o Itinerário da Formação Técnica e Profissional 

Para fechar a série de materiais de apoio aos profissionais da educação na implementação do Novo Ensino Médio, o Itaú Educação e Trabalho lança o Guia 7, que fala sobre a contratação de docentes para o Itinerário da Formação Técnica e Profissional (FTP).

Por meio de 20 perguntas e respostas, o e-book tira dúvidas sobre formação inicial, perfil de professores do itinerário da FTP, reconhecimento de notório saber, metodologias ativas, formação continuada e carreira.

O objetivo do guia é apoiar as redes públicas a escolherem profissionais com perfis adequados para atuar nesta área de intersecção entre formação básica e mundo do trabalho, além de oferecer formação continuada, para que esses docentes estejam sempre atualizados, e mantê-los interessados na carreira.

Um docente da FTP precisa ter experiência profissional na área em que lecionará e conhecimento sobre o contexto local onde vivem os estudantes. Além disso, é desejável que esse educador saiba observar as macro-tendências na sua área de atuação ou eixo tecnológico e busque antecipar quais competências e habilidades os estudantes precisarão desenvolver para dar conta das constantes mudanças no mundo do trabalho.

Por isso, mais que escolher bons professores, será necessário atualizar continuamente sua formação, para que eles possam acompanhar as novas conexões com o mundo do trabalho, absorvendo, de forma crítica e dinâmica, as mudanças culturais, tecnológicas, econômicas e sociais que as afetam.

Para apoiar as redes públicas nesses desafios, o guia traz recomendações baseadas nas experiências de apoio técnico para a implantação da Política Estadual de Educação Profissional e Tecnológica (PEEPT) e no arcabouço legal que embasa a contratação de professores, como as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Profissional e Tecnológica (DCN-EPT).

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