Acontece

Começa em maio a Caravana Virtual Energizô Eletrizando 2022

Encontros virtuais oferecem formação sobre o mundo do trabalho e o setor elétrico brasileiro

Começa semana que vem a Caravana Virtual Energizô Eletrizando 2022, uma iniciativa da Secretaria Executiva de Educação Integral e Profissional (SEIP) da Secretaria de Educação e Esporte de Pernambuco (SEE - PE), com apoio do Itaú Educação e Trabalho (IET) e em parceria com Schneider Electric e Auren Energia. A caravana busca oferecer formação técnica sobre o mundo do trabalho e o setor elétrico brasileiro e acontecerá em maio, junho, agosto e setembro. 

A iniciativa nasceu em 2021, com o objetivo de contribuir para a formação dos estudantes do curso de Sistemas de Energia Renovável. Diante do contexto pandêmico, foi realizado um webinário sobre Mundo e Mercado de Trabalho, que reuniu voluntários do setor produtivo para tratar sobre o tema. 

Para a gerente de implementação do IET, Cacau Lopes, "este é um evento muito importante, porque é um momento de contato dos jovens com as empresas parceiras da rede pública, com foco no desenvolvimento de competências para o mundo do trabalho e também de competências técnicas específicas na área de energias renováveis. Tem uma importância grande, tanto para os jovens, quanto para as empresas que atuam como co-responsáveis na formação destas juventudes em parceria com o setor público". 

A abertura da caravana acontece na próxima segunda-feira (02/05), às 19h30, em um encontro sobre o setor elétrico brasileiro e o acesso à energia, com a participação de representantes das empresas Auren Energia e Schneider Electric. 

Na terça-feira (03/05), no mesmo horário, o encontro virtual abordará competências socioemocionais, com foco no trabalho em equipe, com a participação de Maria Medeiros, Secretária da SEIP - PE, além de representantes do setor produtivo. Os dois eventos serão transmitidos via Youtube, no Canal Educa PE.

O Gestor das Escolas Técnicas da SEE - PE, Ednário Lopes de Oliveira, destaca que a caravana é uma oportunidade para os jovens terem uma interação maior com o mundo do trabalho dentro do seu processo formativo, a partir da experiência de profissionais das suas áreas de formação. "Além de aproximar teoria e prática, a caravana virtual conectará os estudantes às competências socioemocionais para o mundo do trabalho e para o século XXI", comenta. "Este evento é algo a ser muito comemorado e um exemplo a ser seguido por outras redes e por outras empresas", conclui Cacau.

Assista ao webinário de 2021 na íntegra.