Notícias

19 de ABRIL DE 2021

Webinário lança formação em Articulação Curricular e Projetos Empreendedores em Pernambuco

Com apoio técnico do Itaú Educação e Trabalho, o curso visa reformular os novos currículos no estado com foco nas mudanças do Novo Ensino Médio e na formação profissional e técnica

Webinário realizado no último dia 13/4, às 11h, marcou o lançamento da formação em Articulação Curricular e Projetos Empreendedores, em formato à distância, voltada aos profissionais da educação profissional técnica das escolas estaduais de Pernambuco. Iniciativa da Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco, com apoio técnico do Itaú Educação e Trabalho, o curso é o primeiro passo na reformulação dos novos currículos de ensino médio das escolas estaduais pernambucanas e tem como objetivo atualizar os planos de cursos no próximo biênio.

O foco central da formação oferecida à rede de Pernambuco pelo Itaú Educação e Trabalho é a construção coletiva de uma metodologia que promova a articulação curricular entre a formação geral e a técnica. A formação visa ainda estruturar e implantar unidades curriculares que desenvolvam competências e habilidades que preparem os jovens para o mundo do trabalho e assessorar grupos com potencial multiplicador para expandir o projeto e implementá-lo nas escolas.

Disponível em 4 módulos, a formação em Articulação Curricular e Projetos Empreendedores tem no horizonte próximo a entrega da Articulação Curricular para que profissionais da educação do estado possam se debruçar sobre os currículos e revisitá-los à luz das competências e habilidades, preparando a juventude para as transformações do mundo do trabalho. A duração da formação é de 13 semanas e será implementada no período de 19/04 a 30/06.

Na transmissão, que contou com a participação da Secretária Executiva de Educação Integral e Profissional de Pernambuco, Maria Medeiros, da Gerente de Implementação e Desenvolvimento do Itaú Educação e Trabalho, Cacau Lopes da Silva, e da Gerente de Gestão do Conhecimento do Itaú Educação e Trabalho, Carla Chiamarelli, foram apresentados os primeiros detalhes da formação a ser trabalhada, assim como os principais desafios e as oportunidades para a implementação dos novos currículos.

Segundo a Secretária Executiva, Maria Medeiros, a meta é que os planos de cursos possam contribuir para a formação dos profissionais para que estes tenham um perfil mais aderente às demandas e necessidades do mundo e do mercado de trabalho. “Um currículo que traga inovação, que permita a formação com foco nas habilidades socioemocionais, considerando que a gente está formando um profissional que é cidadão e que, no seu exercício de saber profissional, possa impactar socialmente as pessoas e mudar as realidades de onde elas vivem”.

Cacau Lopes da Silva, Gerente de Implementação e Desenvolvimento do Itaú Educação e Trabalho, lembrou que o IET “apoia diversos estados com iniciativas, incluindo o Estado de Pernambuco, por meio de uma parceria que amadureceu e visa o trabalho de construção da formação à distância que chega em um momento marcado pelo isolamento social para apoiar o poder público a criar políticas eficientes que favoreçam uma trajetória digna para as juventudes brasileiras. E, nesse momento, a formação casa perfeitamente com o objetivo e a missão da Secretaria de Educação e Esportes do Estado de Pernambuco”.

Para Carla Chiamarelli, Gerente de Gestão do Conhecimento do Itaú Educação e Trabalho, “apoiar um estado é construir junto com ele. A rede de Pernambuco já tem essa tradição e faz com muita excelência a EAD, tanto com seus alunos quanto em seus processos formativos, em um trabalho que vem sendo amadurecido e aperfeiçoado em parceria com a rede de profissionais e escolas do estado, levando aos alunos uma formação sólida e continuada dos estudos e a inserção no mundo do trabalho”.

As inscrições têm vagas limitadas e podem ser feitas pelo link: Ambiente Virtual de Apoio à Formação Continuada

Quer saber mais sobre o lançamento da formação em Articulação Curricular e Projetos Empreendedores em Pernambuco?
Assista o Webinário na íntegra.

Aula inaugural
No dia 19 de abril, às 10h, foi realizada a aula inaugural de apresentação da formação com as participações de Ana Inoue, Superintendente do Itaú Educação e Trabalho, Maria Medeiros, Secretária Executiva de Educação Integral e Profissional de Pernambuco, e dos consultores do Itaú Educação e Trabalho, Regina M. Abreu, José Carlos e Paulo Cunha.
Assista na íntegra a aula inaugural.

Termos de uso e política de privacidade