Notícias

13 de setembro DE 2021

Webinário discute a EPT na reforma do Ensino Médio

Desafios incluem ampliar a oferta de forma alinhada com o mundo do trabalho, para emancipar e dar melhor condição aos jovens

Na última semana, a Jeduca – Associação de Jornalistas de Educação realizou um webinário sobre a integração da Educação Profissional e Tecnológica ao Novo Ensino Médio, com a participação de Ana Inoue, superintendente do Itaú Educação e Trabalho, Ana Paula Corti, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP e Ellen Gera, secretário de Educação do Piauí.

A discussão girou em torno do desafio de ampliar a oferta de EPT no Brasil e oferecer uma formação sintonizada com o mundo do trabalho. Foram comentadas experiências já realizadas, dificuldades trazidas pela pandemia, aprendizagens com eventuais erros já cometidos e as fortalezas e oportunidades existentes no modelo proposto.  

Ao falar sobre a integração da EPT com o Ensino Médio e a qualidade dessa educação, Ana Inoue ressaltou que o Brasil ainda está distante da quantidade ideal de jovens nas universidades e até mesmo no Ensino Médio. “Temos que colocar esse jovem no centro e pensar quais ações que precisam ser feitas. Penso que precisaríamos de uma política intersetorial (educação, trabalho, saúde, lazer, segurança) que pensasse na questão do jovem como um todo para trazer boas soluções.” Ana também comentou como a EPT pode dar uma condição melhor de inserção do jovem no mundo do trabalho, mas precisa ser vista com outros olhos: “não estamos falando de um ensino técnico do século passado, uma via sem saída, limitada e nada emancipatória. Temos que pensar numa EPT do século XXI, que represente uma parte da etapa inicial do desenvolvimento profissional do jovem, com uma perspectiva de formação constante.”  

Também foi mencionada a necessidade de enriquecer o debate sobre a reforma do Ensino Médio, e como a cobertura jornalística do tema pode ajudar, representando mais vozes que precisam ser consideradas nesse contexto: “Quem vai fazer o Ensino Médio acontecer são os estudantes e professores, então esses atores precisam ser envolvidos no debate. Ouvir o estudante, o jovem de fato e os professores é fundamental e vejo isso muito pouco contemplado na cobertura” disse Ana Paula Corti.

O esforço que já está sendo feito pelos estados foi um dos pontos levantados pelo secretário Ellen Gera: “nós estamos hoje (os estados) trabalhando para a implementação dessa reforma. Somos os maiores detentores de matrículas do Ensino Médio e quase todos já estão com os seus currículos homologados, trabalhando justamente na arquitetura de implementação e aqui no Piauí já com muita experiência acumulada na oferta de Educação Profissional.”

A Jeduca é uma associação criada por jornalistas que cobrem educação, para apoiar colegas que trabalham com o tema, com materiais, troca de ideias e cursos. Você pode conferir a gravação do webinário na íntegra aqui.

Termos de uso e política de privacidade