Notícias

11 de JUNHO DE 2021

A importância do ensino profissionalizante na retomada econômica é tema de webinar promovido pela Folha de S. Paulo, em parceria com o Itaú Educação e Trabalho

Evento será transmitido ao vivo no dia 14 de junho, das 15h às 18h (horário de Brasília), no site do jornal. Público poderá participar enviando perguntas aos participantes

Existem discussões inadiáveis e, certamente, a importância da educação para o Brasil é uma delas. Com o propósito de contribuir com ideias para solucionar um dos maiores desafios do nosso país, o jornal Folha de S. Paulo promoverá, no dia 14 de junho, em parceria com o Itaú Educação e Trabalho, o webinar ‘A importância do ensino profissionalizante na retomada econômica’.

O evento reunirá especialistas em educação, entre eles, Ana Inoue, superintendente do Itaú Educação e Trabalho, gestores públicos e empresários em torno do debate sobre o papel que a Educação Profissional e Tecnológica pode desempenhar na retomada econômica do país, com o objetivo de analisar oportunidades que possam mitigar o desemprego e a evasão escolar.

Dois eixos temáticos centrais nortearão as discussões. Na Mesa 1 - Educação profissional: subestimada nos debates pedagógicos, serão abordados os estigmas que rondam o ensino profissionalizante, muitas vezes negligenciado na matriz educacional brasileira, além dos entraves orçamentários para alavancar a área. Na segunda mesa, intitulada A oportunidade no novo ensino médio, a discussão será em torno dos impactos da lei do Novo Ensino Médio, currículo que possibilita aos estudantes a possibilidade de escolher uma formação técnica e profissional para cursar além das matérias tradicionais, com certificação no ensino médio e no curso técnico.

A mediação das conversas será feita pela jornalista Angela Pinho, repórter do caderno Cotidiano da Folha de S. Paulo, e o público pode participar enviando perguntas e comentários por meio do WhatsApp, no número (11) 99648-3478.

Confira a programação completa:

Mesa 1: Educação profissional: subestimada nos debates pedagógicos (15h às 16h30)
O que precisa ser feito para fazer da profissionalização uma realidade no país? É preciso debater e ultrapassar preconceitos culturais e estigmas em torno da educação técnica, muitas vezes marcada por uma percepção estereotipada que não tem mais espaço no mundo atual.

Participantes: Ana Inoue, superintendente do Itaú Educação e Trabalho; Pedro Passos, copresidente do conselho de administração & Co e cofundador da Natura; Laércio Cosentino, presidente do conselho de administração da TOTVS; e José Henrique Paim, diretor do Centro de Desenvolvimento da Gestão Pública e Políticas Educacionais da FGV e ex-ministro da Educação.

Mesa 2: A oportunidade no novo ensino médio (das 16h30 às 18h00)
Uma das principais mudanças definidas pela reforma do ensino médio é que a Educação Profissional e Tecnológica (EPT) passa a integrar a educação básica. A participação de jovens no ensino técnico ainda é baixa no Brasil, quando comparada a outros países latino-americanos e desenvolvidos. Um dos desafios da EPT no país é a ampliação de sua oferta e demanda, além da capacitação das escolas para oferecê-la.

Participantes: Rafael Lucchesi, diretor de Educação e Tecnologia da CNI e diretor-geral do SENAI-DN; Aléssio Trindade, professor do Instituto Federal da Paraíba e ex-secretário nacional de Educação Profissional e Tecnológica; Vitor de Angelo, presidente do CONSED e secretário da Educação do Espírito Santo; e Daniel Barros, Subsecretário de Educação Técnica, Tecnológica e Profissionalizante da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo.

Assista ao vivo em: folha.com/educacaoprofissional, link que será disponibilizado em breve.

E participe enviando perguntas para (11) 99648-3478.

Termos de uso e política de privacidade