Notícias

22 de novembro DE 2021

Rio Grande do Sul promoveu 1º Seminário Estadual do Ensino Médio

Foto: Bruna de Bem

Educação Profissional foi um dos temas discutidos no evento, com participação da superintendente do Itaú Educação e Trabalho

Abordar as principais mudanças em andamento no Ensino Médio e seus impactos diretos na educação dos adolescentes brasileiros nos próximos anos, esse foi o principal tema do 1º Seminário Estadual do Ensino Médio, realizado pela Secretaria Estadual da Educação do Rio Grande do Sul, nos dias 11 e 12 de novembro, em formato on-line.

O evento teve a participação da secretária estadual de Educação, Raquel Teixeira; da superintendente do Itaú Educação e Trabalho, Ana Inoue; da presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE), Maria Helena Castro; do gerente técnico de Desenvolvimento Educacional do Senai-RS, Claiton Costa; da presidente do Conselho Estadual de Educação (Ceed), Márcia Carvalho, e do diretor de Educação do Instituto Iungo, Paulo Andrade.

Os temas debatidos foram: a concepção e visão geral do Ensino Médio neste novo momento, o plano de implementação no Rio Grande do Sul, itinerários formativos, formação de professores, Educação Profissional e avaliações.

Para a superintendente do Itaú Educação e Trabalho, o Rio Grande do Sul está no caminho para crescer na Educação Profissional. “O artigo 205 da Constituição Federal sinaliza a formação para o mundo do trabalho e a qualificação profissional como um direito dos jovens e uma responsabilidade da Educação Básica. E esta formação para o mundo do trabalho, até então, não estava sendo priorizada no Ensino Médio. Eu creio que o caminho que o Rio Grande do Sul está seguindo vai qualificar o ensino e ampliar essa possibilidade aos estudantes”, explica Ana Inoue.

Acompanhe a cobertura completa do 1º Seminário Estadual do Ensino Médio no canal do YouTube TV Seduc RS.

Termos de uso e política de privacidade