Notícias

31 de maio DE 2021

Programas de Educação Profissional são apresentados na ‘Quintas da EPT’

Último seminário online reuniu especialistas em educação profissional para debater programas de qualificação profissional no Brasil

Na última transmissão ao vivo do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa (Inep), em 27 de maio, às 10h, no canal do Youtube, foi apresentado o estudo “Meta-análise da avaliação dos programas massivos de educação profissional e tecnológica no Brasil”, de autoria do docente Remi Castioni, da Universidade de Brasília (UnB). O estudo tem como base o período em que o Brasil iniciou o modelo de gestão macroeconômica, isso na década de 1990, que culminou na eliminação de milhares de empregos no setor industrial.

À época, segundo o estudo, o Estado foi obrigado a desenvolver um conjunto de políticas públicas voltadas ao mercado de trabalho, dando origem a uma agenda de programas de qualificação profissional inseridos no Sistema Público de Emprego (SPE). Mas os cursos ofertados pelo governo, naquela época, eram de curta duração e com pouco resultado prático, sobretudo do ponto de vista da produtividade da mão de obra.

A partir do mapeamento dos resultados, Remi Castioni fez uma análise das avaliações desses programas de qualificação e, no artigo apresentado, problematiza as iniciativas dos cursos no âmbito do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). E, para cada período analisado, o autor apresenta os programas e os elementos constitutivos das avaliações realizadas e disponibilizadas ao longo dos anos.

Acesse a publicação

Termos de uso e política de privacidade