Notícias

03 de maio DE 2021

Programa Nosso Ensino Médio é destaque no Porvir

Reportagem destaca a importância da mudança curricular em curso e a união da formação geral com a formação para o mundo do trabalho

O programa gratuito de formação para educadores Nosso Ensino Médio, lançado em 23 de março, é destaque no Porvir. Na reportagem de 28 de abril, a plataforma educacional trouxe detalhes da organização e do desenvolvimento do programa e uma entrevista com Ana Inoue, superintendente do Itaú Educação e Trabalho.

Espelhando as mudanças em curso com o Novo Ensino Médio e as possibilidades de escolha que, a partir de agora, o jovem já começa a visualizar nas escolas públicas e privadas do país, a plataforma Nosso Ensino Médio trata de outro componente muito relevante: a integração da formação geral com a formação voltada para às necessidades e transformações do mundo do trabalho.

“O sucesso disso depende das condições dadas pela arquitetura e proposta adotada pelas secretarias de educação e da atuação dos professores. Eles terão o desafio de concretizar e dar forma ao trabalho como princípio educativo, possibilitando desafios, experiências e reflexões aos jovens para que eles possam ampliar sua visão de mundo e sua inserção social após o ensino médio, lidar com todas as mudanças em curso na sociedade e traçar uma trajetória profissional realizadora, satisfatória e em consonância com o século 21. Os jovens entendem a formação profissional como um direito”, diz Ana Inoue, superintendente do Itaú Educação e Trabalho.

Segundo Ana, a integração da formação geral com a formação para o mundo do trabalho, da forma como os estados vêm propondo, é nova e exigirá das secretarias, da escola, do diretor e dos professores um novo olhar. Porém, as escolas ainda não estão organizadas para essa integração.

Inédito, Nosso Ensino Médio é uma iniciativa do Itaú Educação e Trabalho em parceria com o Instituto Iungo e o Instituto Reúna, via uma construção conjunta com professores, técnicos de secretarias de educação e especialistas. O objetivo é preparar educadores e gestores escolares para as mudanças do Ensino Médio.

Desde abril, o programa está à disposição das escolas, redes de ensino e seus formadores para auxiliar na implementação dos novos currículos. Traz trilhas de aprendizagem e pautas diversas, deixando tudo à mão para uma formação remota continuada.

No Nosso Ensino Médio, os educadores podem viver a experiência de aprender em uma formação geral básica e depois escolher itinerários de aprendizagem seguindo os próprios interesses e desenvolvendo seus projetos de vida – em linha com a organização curricular do Novo Ensino Médio.

Confira aqui a notícia na íntegra

Não conhece o programa gratuito? Saiba mais em Nosso Ensino Médio

Termos de uso e política de privacidade