Notícias

19 de ABRIL DE 2021

Programa Nosso Ensino Médio apresenta os conteúdos disponibilizados em sua plataforma

Última live da iniciativa gratuita de formação para educadores apresentou a plataforma, sua arquitetura formativa e conteúdos

No dia 14/4, foi ao ar a quarta live do Nosso Ensino Médio, programa gratuito de formação para educadores, em uma iniciativa conjunta do Itaú Educação e Trabalho, Instituto Iungo e o Instituto Reúna. A transmissão apresentou a plataforma gratuita do programa e seus conteúdos, sanando dúvidas dos espectadores.

O evento contou com a participação de Cléa Ferreira, especialista em Educação do Instituto Reúna, e Renata Alencar, coordenadora pedagógica de Formações do Instituto Iungo.

Renata explica que a plataforma concentra todos os materiais formativos do programa, concebido, idealizado e realizado por diversos professores e especialistas. "A ideia da arquitetura formativa é trabalhar em uma relação de homologia com os novos currículos do Ensino Médio. Na estrutura, temos uma formação geral básica, que aglutina cinco componentes com questões-chaves; itinerários formativos de aprofundamento para professores e gestores escolares, parte flexível do programa; disciplinas eletivas e um componente estruturante e integrador, chamado "projetos de vida do educador", que é transversal."

Dentro da formação geral básica, o primeiro componente é um convite à comunidade de aprendizagem. Também há uma análise sobre o que há de novo no Ensino Médio, um momento para entender a escola, os jovens e seus projetos de vida, o papel do educador e o mundo do trabalho como um princípio educativo.

São oferecidos dois itinerários para professores. O primeiro chama-se "núcleo de autoria e criação do docente" e articula a teoria à prática e tematiza os produtos de criação do professor. O segundo, é dedicado ao aprofundamento sobre a integração curricular, que possibilita ao educador navegar pelas áreas de conhecimento e propor atividades mão na massa.

Há mais dois itinerários voltados para gestores escolares. O primeiro, trata do papel e das estratégias do gestor escolar com a implementação do Novo Ensino Médio, já o segundo se dedica à formação continuada na escola. Os profissionais se aprofundam nas questões sobre tempos e espaços para a formação, a construção de uma comunidade de aprendizagem e integração docente.

Além disso, o programa oferece seis eletivas: Cultura Digital; Projetos de Vida na Escola; O Lugar da Avaliação; Diversidade e Inclusão na Escola; Eixos Estruturantes e Novas Dimensões do Trabalho na Escola.

Já os "projetos de vida", são estruturantes dos novos currículos do Ensino Médio. "Em uma formação que busca contribuir para o desenvolvimento profissional de educadores, nada mais natural do que dedicar um momento transversal, que percorre toda a nossa arquitetura formativa, para que pensem em seus próprios projetos de vida.", explica Renata.

Cléa salienta que a plataforma oferece uma trilha de aprendizagem assíncrona para professores e gestores escolares, em que a gestão do tempo é feita pelo profissional. "Elencamos os objetivos, as competências e habilidades em foco para os conteúdos. A intenção do espaço é dar clareza do que se espera de seu aprendizado e de como as atividades foram pensadas para proporcionar o seu desenvolvimento. Queremos contribuir para a ampliação do repertório teórico e prático do professor, oferecendo insumos para que ele possa refletir e seja um agente da implementação do Novo Ensino Médio."

"Temos uma preocupação em assegurar que os educadores possam vivenciar, em sua formação, tudo o que esperamos que eles se apropriem e realizem com seus estudantes. Queremos aproximá-los do universo juvenil, utilizando diversas plataformas, como as redes sociais, por exemplo, para conquistar uma participação ativa de seus alunos.", conclui.

Acesse a live na íntegra e saiba mais sobre o tema: Navegação guiada na plataforma do Nosso Ensino Médio

E para conferir o lançamento do Nosso Ensino Médio e toda a série de transmissões, acesse: nossoensinomedio.org.br

Termos de uso e política de privacidade