Notícias

06 de setembro DE 2021

Programa de Aprendizagem Profissional na Bahia insere jovens no mundo do trabalho

Mais de 100 estudantes do curso técnico em Administração são contratados como aprendizes em Salvador

Foi lançado na última semana o Programa de Aprendizagem Profissional da Bahia, quando o curso de Aprendizagem Profissional Técnico em Administração do Centro de Educação Profissional em Gestão Severino Vieira, em Salvador, foi incluído no Cadastro Nacional de Aprendizagem Profissional (CNAP/ME). O programa terá a duração de 15 meses, sendo quatro de formação teórica e 11 de prática em ambiente real de trabalho, com carga-horária de 1.316 horas. Os jovens aprendizes serão remunerados pelo tempo de formação e atuação, com carteira assinada e direitos garantidos.

A Lei da Aprendizagem determina que empresas de médio e grande porte destinem de 5% a 15% do seu quadro de colaboradores para a contratação de aprendizes. O programa é voltado para alunos de 14 a 24 anos que estejam cursando o Ensino Fundamental ou o Ensino Médio e tem como objetivo contribuir para a formação profissional desses jovens.

Para se beneficiar deste estímulo, o aluno também deve frequentar um Curso Técnico Profissional relacionado à função a ser desempenhada no trabalho em uma entidade qualificadora, que é conveniada à empresa empregadora. Para apoiar Secretarias Estaduais de Educação no melhor aproveitamento das oportunidades oferecidas pela Lei da Aprendizagem, o Itaú Educação e Trabalho desenvolveu uma metodologia para que as escolas das redes públicas possam se tornar entidades qualificadoras e ofertar a carga horária teórica exigida pela Lei da Aprendizagem, em diálogo com educadores, técnicos da secretaria de Educação, representantes da Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE), da Superintendência Regional do Trabalho (SRTb) e com o setor produtivo local.  

Foi assim que o IET apoiou a Secretaria de Educação da Bahia para implementação de um piloto com o Itinerário de Formação em escolas públicas. Foram trabalhados o cenário nacional e local, com a contribuição para preparos dos planos de aula, permitindo apresentar e refletir sobre propostas de conteúdos a serem trabalhados no componente curricular "Mundo do Trabalho, Empreendedorismo e Intervenção Social e Projeto de Vida”.

O curso de Aprendizagem Profissional Técnico em Administração no Centro Estadual de Educação Profissional em Gestão Severino Vieira tem 119 estudantes. Com a expansão em 2022 será possível o cadastro de outras instituições, podendo alcançar mais de 700 alunos.

“Essa proposta que a Bahia lança fortalece as escolas técnicas da rede estadual como entidades qualificadoras e propõe uma aproximação muito qualificada e acompanhada entre escola e setor produtivo. A Bahia e o Brasil precisam muito desses modelos para um crescimento sustentável e inclusão digna dos jovens no mundo do trabalho”, afirma Cacau Lopes da Silva, gerente de implementação e desenvolvimento do Itaú Educação e Trabalho.

Termos de uso e política de privacidade