Notícias

12 de março DE 2021

Plataforma gratuita reúne informações e dados sobre Juventude, Educação e Trabalho

Contextualizada à realidade da COVID-19, ferramenta traz indicadores educacionais, de trabalho e de vulnerabilidade com objetivo de promover uma visão ampla e de fácil acesso sobre as juventudes brasileiras

A plataforma Juventude, Educação e Trabalho (JET) é uma ferramenta que reúne dados, análises e conteúdo audiovisual sobre educação, trabalho e juventudes no País, de forma a fomentar o debate e auxiliar no desenvolvimento de estratégias para aumentar a qualidade da educação brasileira e as oportunidades para os jovens.

Desenvolvida pela Fundação Roberto Marinho, com apoio do Itaú Educação e Trabalho, a plataforma possui uma navegação intuitiva e contextualizada, que facilita o acesso aos dados para interessados, sejam eles gestores do setor público e privado, educadores, jornalistas, especialistas e usuários em geral.

A plataforma JET é organizada em três grandes seções: Educação, com indicadores como distorção idade-série/ano, acesso à escola, Ideb, rendimento, aprendizado adequado e formação de professores; Trabalho, com dados sobre a situação no mercado de trabalho, a informalidade e o desemprego entre os jovens e Vulnerabilidades, que aborda questões como gravidez na adolescência e violência.

Contextualizada à realidade da pandemia de COVID-19, conta com gráficos, mapas, análises e informações atualizadas. Cada tema é também apresentado por um vídeo produzido pelo Canal Futura.

Desigualdade social
Recente atualização da plataforma traz novos dados sobre educação e trabalho entre os jovens. Queda no acesso a computadores; forte desigualdade regional na conexão à internet; menor acesso às atividades escolares durante a pandemia entre estudantes negros e pobres, são alguns dos novos dados disponíveis na Plataforma JET.

A plataforma gratuita pode ser acessada em https://pjet.frm.org.br

Termos de uso e política de privacidade